Início Segurança Segurança no ambiente escolar esteve em pauta em Coletiva de Imprensa nesta...

Segurança no ambiente escolar esteve em pauta em Coletiva de Imprensa nesta quarta

0

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) uma coletiva de imprensa que reuniu representantes da Prefeitura, Forças de Segurança e Justiça de São José dos Campos com a finalidade de informar e orientar a população em meio ao preocupante e delicado cenário envolvendo ameaças, notícias falsas e alguns acontecimentos de ataques em ambientes escolares em cidades brasileiras.

Participaram da coletiva diversas autoridades e representantes das forças de segurança da cidade como: Polícia Militar, GCM, juízes, delegados, Prefeito, Secretário de Proteção ao Cidadão e Secretário de Educação. Na plateia, além da imprensa participaram diretores e coordenadores de escolas de São José dos Campos.

O Prefeito Anderson Farias iniciou a coletiva apresentando as ações que estão sendo tomadas no município para aumentar a segurança nas escolas municipais. “Não vamos medir esforços para fazer tudo o que for necessário para manter o ambiente escolar seguro. Desde o dia 27 aumentamos as rondas nas escolas, até mesmo atendendo uma determinação do Governo Estadual. Já tínhamos diversas ações, mas intensificamos nas últimas semanas. Nossas escolas contam com assistentes sociais, psicólogos e todo o preparo. Estamos tratando o assunto de forma profunda, em todas as esferas”, comentou o Prefeito Anderson Farias.

O Prefeito explicou que existem diversas ações acontecendo de forma sigilosa pelas forças de segurança, a partir de trabalhos de inteligência e monitoramento digital. “São estratégias que não podemos divulgar para não atrapalhar o andamento do trabalho. Espalhar fake news e provocar esse terrorismo é crime e essas pessoas estão sendo identificadas e punidas”, Anderson.

O Secretário de Educação, Jhonis Santos, e o Secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Santos, fizeram uma apresentação mostrando ações que já fazem parte da rotina das escolas para coibir qualquer tipo de ato de violência. Comentaram sobre um convênio que a Prefeitura mantém com uma empresa terceirizada que disponibiliza vigilantes nas escolas municipais e que os protocolos estão sendo revisados nesse momento. As escolas contam também com botão de pânico há muitos anos para casos de emergência.

Bruno Santos informou que a Guarda Municipal terá reforço para atuação nas rondas escolares. O programa Atividade Delegada também será ampliado, com a contratação de mais policiais, e novos protocolos de segurança para situação de controle de acesso às escolas e emergências serão aplicados em toda rede de ensino municipal.

O delegado do DEIC Dr Renato Topan informou que existem duas delegacias com o trabalho voltado a investigação de ameaças em ambientes escolares: Delegacia da Infância e Juventude e Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). “Estamos cumprindo diversos mandatos de busca e apreensão, trabalhando intensamente na apuração das denúncias e identificação de autores de ameaças.

O Presidente da Câmara de São José dos Campos Roberto do Eleven entregou ao Prefeito um pedido assinando pelos vereadores pedindo o reforço da segurança também nas escolas estaduais.

O juiz da vara da Infância e Juventude Dr. Marcos Cesar Vasconcelos começou sua fala denominando o momento atual como “Histeria Coletiva’. “Viemos trazer uma palavra de calma aos diretores, são fake news e boatos intermináveis. Assim que identificamos uma situação que comunica alguma ação violenta nas escolas, expedimos o pedido de busca e apreensão. Somente na manhã desta quarta foram cumpridos dois mandados. Em um deles, o aluno envolvido falou que não queria que houvesse aula e por isso criou um perfil na rede social para gerar medo e insegurança”.

“Todos os poderes da cidade estão juntos com as escolas públicas, estaduais e particulares. Vamos agir com união e calma para combater esse processo”, concluiu o Prefeito Anderson Farias.

Como contribuir?

  • Pais e familiares de alunos, em caso de suspeitas e dúvidas procure a escola de seu filho.
  • Não compartilhe informações falsas, boatos ou fake news.
  • Disque 190 para denúncias e emergências.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile