Início Cultura Seis filmes brasileiros disputam vaga para representar o país no Oscar 2026

Seis filmes brasileiros disputam vaga para representar o país no Oscar 2026

0
Foto: VICTOR JUCÁ/DIVULGAÇÃO

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8) a lista dos seis finalistas que disputam a vaga de representante do Brasil na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A escolha definitiva será feita no dia 15 de setembro, quando será anunciado o título que seguirá como candidato oficial do país.

Finalistas

  • Baby, de Marcelo Caetano
  • Kasa Branca, de Luciano Vidigal
  • Manas, de Marianna Brennand
  • O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho
  • O Último Azul, de Gabriel Mascaro
  • Oeste Outra Vez, de Erico Rassi

Premiações e apostas

Entre os concorrentes, um dos destaques é O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, que venceu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator (para Wagner Moura) no Festival de Cannes, uma das mais prestigiadas mostras de cinema do mundo.

Outro forte candidato é O Último Azul, de Gabriel Mascaro, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim. Já Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, conquistou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024. Os demais finalistas — Baby, Manas e Kasa Branca — também acumulam reconhecimento em festivais internacionais.

O caminho até o Oscar

Ser escolhido como representante brasileiro não garante a indicação ao prêmio. Cada país pode inscrever apenas um filme, que será avaliado pela Academia de Hollywood para definir os indicados oficiais à categoria.

A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março de 2026. Este será o primeiro ano em que o Brasil participa da disputa após ter conquistado, no início de 2025, seu primeiro Oscar, com o longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor na mesma categoria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile