Início Outras Reportagens Seminário enfatiza rede de proteção às mulheres em São José

Seminário enfatiza rede de proteção às mulheres em São José

0
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Será realizado nesta quarta-feira (31), das 8h30 às 12h, o seminário Agora que São Elas: a Força da Mulher. O evento será no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte da cidade.
 
O evento promovido pela Prefeitura tem o objetivo de apresentar e enfatizar o trabalho desenvolvido pela rede integrada de serviços municipais de proteção às mulheres e debater as dificuldades de ser mulher no mundo atual e as iniciativas de empoderamento feminino.
 
Haverá bate-papo com a plateia. Funcionárias públicas contarão as trajetórias que tiveram para o empoderamento. O encontro também integra as comemorações pelos 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340), que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.
 
Rede de proteção
São José dispõe de uma rede de proteção integrada às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher trabalha em parceria com a Prefeitura.
 
Nos três unidades do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculados à Prefeitura, o serviço é especializado e atende mulheres com direitos violados por negligência, abandono e violência.
 
As mulheres que sofrem ameaças e correm risco de morte têm à disposição abrigo protegido, seguro e sigiloso, com toda a segurança. Também existem serviços e programas voltados para a saúde integral da mulher.
 
Patrulha Maria da Penha
Em outra frente de atuação, a Prefeitura mantém a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, que consiste na realização de visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência.
 
Desde a implantação, em junho de 2019, já foram realizadas 350 ocorrências, com 72 prisões de agressores. No total, 61 mulheres já foram beneficiadas.
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile