Sesc São José dos Campos receberá neste sábado (6) o violonista Edelton Gloeden em show de lançamento do CD “Integrais” do Selo Sesc

0
Edelton Gloeden, Créd. Ricardo Ferreira

Os ingressos estão à venda online em sescsp.org.br/sjcampos e no app Credencial Sesc SP; e nas bilheterias da rede Sesc SP. 

 Considerado um dos maiores estudiosos e intérpretes do violão erudito do Brasil, Edelton Gloeden apresenta sábado, dia 6às 20h, no Sesc São José dos Campos, repertório do álbum Integrais, recém-lançado pelo Selo Sesc, em que o violonista interpreta repertório de peças para violão solo dos compositores Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger e César Guerra-Peixe. 

 Intitulado INTEGRAIS, o álbum duplo chegou em 15 de março às plataformas de áudio e ao Sesc Digital. Em quase três horas de música, o repertório mostra grande expressividade, riqueza de texturas, ampla diversidade estilística, e apresenta elementos que vão da musicalidade do Brasil profundo ao diálogo, a seu tempo, com tendências estéticas do repertório internacional.  

Esses compositores utilizaram, em suas obras, técnicas composicionais da vanguarda internacional, ao mesmo tempo que souberam reconhecer, valorizar e empregar com maestria elementos das tradições populares brasileiras, além de expressarem, através de suas posturas estéticas, uma profunda reflexão sobre a identidade cultural da música em nosso país. 

Este disco traz, em sua versão física, um livreto com 80 páginas contendo textos de Edelton Gloeden, Lutero Rodrigues, Marcelo Fernandes, Clayton Vetromilla e Felipe Garibaldi. O CD 1 mostra o modernismo preconizado por Mário de Andrade, nas obras de Guarnieri e Lacerda, e um painel estético amplo e diversificado, nas obras de Santoro e Krieger; e o CD 2 é totalmente dedicado às obras de Guerra-Peixe, incluindo sua produção didática. As múltiplas sonoridades presentes representam um universo bastante particular, pela sua objetividade e pela imersão nas raízes da música do Brasil.  

Sobre Edelton Gloeden  
Um dos mais destacados violonistas brasileiros da atualidade, apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Vem dedicando-se intensamente ao repertório de música brasileira, realizando inúmeras primeiras audições mundiais de obras de compositores como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Gilberto Mendes e Jorge Antunes, entre outros. É Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música, e é presença constante nos mais importantes festivais de música do país, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Porto Alegre, Poços de Caldas, Campo Grande e João Pessoa. Foi o diretor artístico de todas as edições do Festival Internacional de Violão Leo Brouwer em São Paulo, com a presença de grandes músicos internacionais. Em sua discografia, destacam-se os CDs recém-lançados Mitología de las Águas, com obras de Leo Brouwer (Ediciones Espiral Eterna, Cuba), Puertas, com a soprano Adélia Issa (Selo Sesc), e 12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos de Francisco Mignone (projeto contemplado nos Editais ProAc, São Paulo). 

SOBRE O SELO SESC 
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que e percutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em: https://www.sescsp.org.br/selosesc 
 
Os ingressos custam entre $R10,00 e R$30,00. Grátis para crianças de 0 a 3 anos, com retirada de ingresso no momento da compra presencial, conforme disponibilidade. Classificação indicativa Livre. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui