O Governador João Doria anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (9).
O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.
O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br).
Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.
Segundo o Governador, a decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.
O governador de São Paulo João Dória anunciou nesta quarta-feira (9) o fim da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre em todo o Estado. Em locais fechados a máscara continua sendo obrigatória.
A desobrigação do uso de máscara também foi recomendada em um estudo feito pela Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, que apresenta, ainda duas recomendações:
Seguir com as medidas não farmacológicas de precaução: manter a etiqueta respiratória; higiene das mãos; evitar aglomeração; manter o uso de máscaras em locais fechados, como transporte público;
Intensificar a vacinação de dose de reforço da população adulta.