Tecnologia: Inteligência artificial e dados matemáticos podem ajudar no monitoramento da chuva em São José 

0
Foto: Adenir Britto/PMSJC

São José dos Campos agora conta com uma ferramenta tecnológica para atuar com mais eficiência no monitoramento de chuvas em toda a cidade. O recurso está integrado ao painel de controle das forças de segurança e emergência do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

A nova plataforma, desenvolvida em parceria com a Climatempo (referência em meteorologia em todo o país) instalada no Parque Tecnológico, utiliza dados matemáticos e inteligência artificial para emitir alertas para a Defesa Civil sobre raios, chuvas e ventos fortes com até uma hora de antecedência, auxiliando na segurança e eficiência das operações.

Parte da equipe já foi capacitada para utilizar a plataforma, que é intuitiva e agrega informações captadas por estações, radares e satélites meteorológicos disponíveis no Brasil. Eles atuarão como multiplicados para repassar informações aos demais agentes.

Segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão, além de ser muito útil na temporada de verão, a plataforma identifica focos de queimadas durante os meses de estiagem, contribuindo para as ações tanto da Defesa Civil como do Corpo de Bombeiros. A ferramenta é bastante utilizada nas grandes obras de construção civil e na indústria de mineração e petróleo, principalmente quanto ao monitoramento de raios para garantir a segurança do trabalho dos trabalhadores em atividades de campo.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui