Por Maria Julia Egreja
Com as eleições em outubro deste ano, a impressão que temos é que tudo o que rolou nas mídias sociais foi discussão com os parentes e fake news. Porém, para as marcas, 2018 foi um ano de grandes transformações. Separei neste texto as duas principais ações que deram certo para as empresas nas mídias sociais e que você pode – e deve – usar em seu negócio em 2019.
Geração Z
Os jovens da Geração Z são a grande oportunidade do momento. Os nascidos entre 1993 e 2012 já dominaram as redes sociais e acumulam capital cada vez mais, além de já serem os grandes representantes do mercado de consumo atual. Por outro lado, o não investimento no relacionamento com essa geração pode acarretar um grande fracasso: eles são ativos também quando se decepcionam com um produto, podendo levar sua empresa a uma grande crise de imagem e financeira.
Microinfluenciadores
É comprovado que os consumidores preferem comprar produtos ou contratar serviços que seus amigos e parentes recomendam. Os influenciadores surgiram nesse contexto para expandir sua marca para ainda mais pessoas. A novidade é que as marcas estão apostando em microinfluenciadores, que são personalidades com menor número de seguidores, porém com conteúdo direcionado a um nicho e a uma região. Esse tipo de contrato permite ao anunciante mais controle e a possibilidade de atingir um público-alvo mais próximo e relevante.
Lembre-se que nem só de curtidas sobreviverá seu negócio, portanto avalie principalmente qual está sendo o retorno de seus investimentos e se os objetivos estão sendo cumpridos.