TRÂNSITO
Ampliação de faixa em frente ao Colégio Mater Dei
(Agosto de 2015)
Uma aposta para tentar reduzir os impactos do grande fluxo de veículos na Av. Lineu de Moura foi a ampliação de 3,5 metros de uma pista em frente ao Colégio Mater Dei, permitindo que o público que segue para estes locais tenha mais espaço para acessar os estabelecimentos, deixando as demais faixas livres para o restante do fluxo.
A obra foi uma exigência da Prefeitura, realizada no modelo de contrapartida. “Toda vez que um empreendimento faz ampliações que possam causar impacto ao trânsito, a Prefeitura estabelece obras que devem ser realizadas para que o impacto que possa a vir a ser provocado pelo empreendimento seja minimizado e não prejudique a população”, informou a Secretaria de Transportes por meio de nota.
A nota informa ainda que o mesmo trabalho de ampliação de faixa do Mater Dei deve ser realizado pelo hospital Vivalle e, ainda que futuramente essa faixa se conectará a um alargamento da escola Maple Bear e do clube Thermas do Vale.
Operação de trânsito
Desde o início de abril, uma operação de trânsito tem sido realizada para reduzir o congestionamento na Av. Lineu de Moura entre 6h30 e 8h, período de maior movimento na via. O esquema disponibilizou agentes de trânsito, coordenando a passagem de veículos de forma sincronizada.
Além disso, a Secretaria de Transporte reorganizou o tempo de sincronia dos semáforos que atendem a região, a fim de organizar a demanda de acordo com as necessidades atuais do trânsito no local. Estas medidas visam facilitar o deslocamento dos cerca de 40 mil veículos que passam no trecho todos os dias.
Bairro vizinho
Jardim Aquarius terá nova saída para Anel Viário e Via Oeste
A Prefeitura iniciou as obras de interligação do Jardim Aquarius à Via Oeste e ao Anel Viário, proporcionando mais uma alternativa de saída da região. Atualmente, a comunidade do Aquarius tem como opção a Avenida Cassiano Ricardo.
A primeira fase dessa ligação está sendo implantada com o prolongamento da Rua Armando de Oliveira Cobra até a Avenida Florestan Fernandes. Serão 120 metros de extensão, com calçada, e que se iniciará após a rotatória, paralela à Rua Rodrigues Reis Tuy, que permite o acesso ao bairro a partir da Avenida Jorge Zarur. Estão sendo investidos cerca de R$ 295 mil nos trabalhos, que devem ser concluídos em 45 dias.
“Viabilizar uma alternativa que permita o deslocamento aos moradores do Jardim Aquarius sem passar pela rotatória do Colinas é um importante passo para garantir a mobilidade em uma região já bastante adensada. A Prefeitura está fazendo uma obra simples, mas que terá grande impacto para a população”, afirmou o secretário de Transportes Luiz Marcelo Santos.
Ainda neste semestre deve ser iniciada a segunda fase dessa obra com a pavimentação da Rua João Batista Ortiz Monteiro, que fica ao lado do seminário diocesano. Serão 600 metros de via com calçada e ciclovia que farão a ligação da Via Oeste com a Avenida Cassiano Ricardo.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br