Urbanova 40 anos

0

O dia 15 de dezembro de 1983 foi inserido no Calendário Oficial de Festas e Comemorações do Município como aniversário do Urbanova (Lei nº 9.607 de 23 de novembro de 2017). Foi nessa data, há 40 anos, que o primeiro projeto foi aprovado na Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Mesmo com essa data oficial, é importante ressaltar que as primeiras referências existentes são de plantações de eucalipto na primeira metade do século 20, conforme pesquisa realizada pela historiadora Maria Helena Alves da Silva, que desenvolveu sua tese de doutorado sobre a história do Urbanova. Nessa época, Olivo Gomes, administrador da Tecelagem Parahyba, instalou duas fazendas nessa região, a Fazenda do Poço e a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo, que avançavam sobre o município de Jacareí. Estudos elaborados por estudantes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) estabelecem a relação do início das primeiras comunidades do Urbanova à essas primeiras fazendas, pois, os funcionários vieram morar nessa localidade com as suas famílias e, aqui, se estabeleceram, formando as comunidades hoje conhecidas como Beira Rio e Bairrinho.

Uma reportagem publicada pelo jornal “O Estado de Mato Grosso” no dia 30 de agosto de 1975 anunciou que o grupo Fukuoka Sohgo Bank, do Japão havia feito um alto investimento no projeto de uma cidade para 100 mil habitantes em uma área promissora, que viria a se transformar no Urbanova! Esse material faz parte do acervo do Cehvap (Centro de História e Memória do Vale do Paraíba), coordenado pela Univap. 

Portanto, somente 8 anos depois da compra da área pelos japoneses, o primeiro lote foi vendido, há exatos 40 anos, dando início efetivo ao desenvolvimento do bairro. 

Hoje, o Urbanova tem 50 núcleos habitacionais e mais de 20 mil moradores. São 340 comércios ativos e uma quantidade difícil de calcular de prestadores de serviços e profissionais autônomos que trabalham de suas casas facilitando a rotina de quem mora e trabalha por aqui com produtos e serviços variados. O desenvolvimento do bairro segue em ritmo acelerado e a necessidade de melhorias viárias se torna cada vez mais urgente. 

Quer saber mais sobre a história do Urbanova?

Acompanhe a série especial #MemoriaUrbanova produzida pela Revista Urbanova em parceria com o Cehvap para celebrar os 40 anos do bairro! Acesse youtube.com/revistaurbanova e confira uma playlist especial com o tema. No instagram @revistaurbanova você também terá acesso aos vídeos!

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui