Urbanova tem novos gargalos e aumento no fluxo de veículos

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Desenvolvimento caminhava em ritmo acelerado foi impulsionado durante a pandemia.

No mês de maio a Revista Urbanova divulgou os resultados de uma pesquisa inédita com o censo da população do bairro e o comparativo do aumento da população/visitantes do Urbanova nos últimos 10 anos.

Hoje, o Urbanova tem cerca de 4.945 residências ocupadas, o que representa, em média 16.318 moradores, considerando o mesmo parâmetro utilizado pelo IBGE de 3,3 moradores por residência.

Nos 44 loteamentos fechados e prédios existem 2.783 lotes ou apartamentos vagos e 586 obras em andamento. Esses resultados não contabilizam os novos loteamentos já aprovados, com obras em andamento, que não fizeram parte do universo pesquisado nessa primeira fase da pesquisa.

Além do número de moradores, a pesquisa apresenta o número estimado de prestadores de serviços e visitantes do Urbanova. Pelo menos 12.188 pessoas entram diariamente no bairro, considerando prestadores de serviço dos prédios e condomínios, funcionários dos comércios, alunos e professores dos colégios, Univap, Parque Tecnológico Univap e GACC. Nessa primeira etapa, o levantamento não foi realizado nas escolas, Hospital Vivalle e Clube de Campo Santa Rita, localizados na Avenida Lineu de Moura

Além dos impactos já previstos em decorrência do desenvolvimento desses últimos 10 anos , o bairro passou por uma grande transformação no período da pandemia e se tornou o bairro mais procurado da cidade por pessoas em busca de espaço, qualidade de vida e tranquilidade.

Entrevistamos o Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Paulo Guimarães para falarmos sobre o futuro do bairro em relação a estrutura viária.

Secretário, mesmo com a situação atípica que estamos vivendo, de profissionais trabalhando em casa, crianças em aulas online, nota-se um aumento significativo no número de veículos. A tendência é de uma saturação quando todos retornarem a rotina. A Prefeitura está avaliando os impactos do ´pós pandemia´ nas principais vias do bairro?

A pandemia transformou a rotina de todas as pessoas e setores, inclusive o da mobilidade urbana. A Secretaria monitora as vias do bairro, principalmente por meio das câmeras do CSI (Centro de Segurança Integrada), que além da segurança, possibilita o registro do volume de veículos nas vias. Se necessário, são realizadas operações para garantir a fluidez no trânsito local.

A Avenida Lineu de Moura é a única via de acesso ao bairro. Algumas melhorias foram feitas ao longo dos últimos anos, mas, frequentemente os motoristas enfrentam lentidão e congestionamento nesse trecho. Como vocês avaliam essa situação?

A secretaria faz o monitoramento das principais vias do município e a Av.  Linneu de Moura faz parte deste rol de vias monitoradas.
A via apresenta um trânsito mais carregado nos horários de pico, assim como outras grandes vias do município, e a secretaria trabalha de forma constante para garantir a fluidez e evitar congestionamentos.

Ainda na Avenida Lineu de Moura, na rotatória do Clube Santa Rita, nota-se um problema em consequência do grande fluxo de veículos que saem do condomínio Jardim do Golfe e demais propriedades e os veículos que precisam fazer o retorno naquele local. Os motoristas pedem um semáforo nessa rotatória. É viável?

A secretaria já avaliou o local, e, apesar do conflito relatado, esta situação ocorre de forma esporádica, principalmente decorrente de veículos que param na rotatória não utilizando da possibilidade da aceleração no trecho de acomodação o qual poderia garantir melhor fluidez (sentido bairro-centro). Os agentes da mobilidade também realizam operações diariamente no local, cumprindo o papel que seriam do semáforo. No momento, não há previsão para implantação de semáforo no local, e paralelo a isto, estamos desenvolvendo outros estudos de projetos de melhoria na rotatória da Rua Ana Maria Nardo x via oeste, que faz parte do plano de gestão do atual governo.

A ligação entre as avenidas Possidônio José de Freitas e Shishima Hifumi está se tornando outro gargalo no bairro. Em horários de pico, o trânsito fica bastante comprometido em função do grande fluxo de carros de prestadores que serviços que atuam no bairro que se soma aos demais. Existe algo a ser feito para melhorar a fluidez no trânsito?

Trata-se de uma grande rotatória a qual ordena o trânsito local, garantindo a fluidez, com registros de um trânsito mais intenso nos horários de pico, conforme citado acima. O município monitora o trecho e também está desenvolvendo os projetos da Via Noroeste.

Quais são as perspectivas de implantação do novo acesso?

O projeto de um novo acesso ao bairro está em análise pela secretaria e previsto no plano de gestão do atual governo. A previsão é que a obra seja viabilizada com recurso dos empreendimentos do bairro.

 Durante a pandemia houve um aumento no atendimento do transporte público no bairro. Como vocês avaliam os resultados dessa medida?

O aumento nos atendimentos acompanha o aumento da demanda de passageiros como um todo na cidade. Isso vem ocorrendo principalmente nos últimos dias por conta de uma aceleração da vacinação e as pessoas voltando aos poucos a saírem mais de casa, retornando às atividades nos locais de trabalho etc. A Prefeitura vem aumentando a oferta no bairro e a operação é acompanhada diariamente para novas alterações e melhorias para melhor atender a população.

A prática de rachas é frequente no bairro. O que pode ser feito para solucionar esse problema?

A Prefeitura realiza o monitoramento da região, principalmente pelas câmeras do CSI. Recentemente, diversos motociclistas foram autuados por andarem na contramão da Avenida Eduardo Cury. Nesta sexta-feira (16), foi concluído o treinamento com 70 policiais militares, com o fornecimento de equipamentos eletrônicos para ampliar a fiscalização e dar mais segurança à população. A Prefeitura também acredita na conscientização e educação para tornar o trânsito do município mais seguro. Por isso, tem investido e realizado ações diárias de educação.

 

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