Vacinação contra gripe tem novo calendário e vai até 5 de junho

0
367

O Programa Nacional de Imunização alterou a data de encerramento da campanha de vacinação contra a gripe (influenza), de 22 de maio para 5 de junho, e mudou o calendário da terceira etapa, dividindo-a em duas partes. O “Dia de Mobilização Nacional” permanecerá em 9 de maio, sábado.

Segundo o Ministério da Saúde, a adequação do período e da terceira etapa da campanha ocorre devido ao momento atual da Covid-19 no país, a população-alvo a ser vacinado na terceira etapa, a disponibilidade e o cronograma de entrega da vacina influenza pelo laboratório produtor, bem como a distribuição gradual da vacina aos estados e municípios.

Antes a campanha era dividida em três fases. A primeira era para idosos, profissionais de saúde, com abrangência para bombeiros e policiais. A segunda, que ocorre atualmente, contempla portadores comprovados de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos privados de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

Terceira fase

Na terceira fase, os professores das escolas públicas e privadas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

Após a mudança no calendário, a última fase foi dividida em duas. De 9 a 17 de maio serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

O restante do grupo – professores e adultos com idade de 55 a 59 anos – deverá se vacinar a partir do dia 18 de maio, até 5 de junho.

Até o momento a Prefeitura já imunizou mais de 130 mil pessoas em São José dos Campos.  Os grupos de risco das fases anteriores podem continuar se vacinando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here