Vernissage da exposição Despedaços/Des-pedidos da artista Ana Botelho será realizada nesta quinta (26)

0
Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta (26) na Galeria Poente às 19h a Vernissage da exposição individual da artista Ana Botelho intitulada DESPEDAÇOS/DES-PEDIDOS com trabalhos que utilizam diversos suportes: video, pintura, colagem, objeto e fotografia. A exposição ficará aberta a visitação até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita.

Em Des-pedaços/Des-pedidos, a artista Ana Botelho discute o suporte contemporâneo do livro e do objeto de arte; nos induz a uma reflexão sobre as consequências destas mudanças.

Des-pedaços/Des-pedidos dá continuidade a um projeto iniciado pela artista em 2017 cuja primeira etapa culmina na exposição Blind Blindagem, realizada na galeria Ivone Weis em 2018.

Na história do livro nem sempre as páginas estavam presentes, sendo essas uma invenção relativamente recente. Os primeiros textos eram grafados sobre pedras ou placas de cerâmica; eram livros minerais. Mais tarde, surgem os livros vegetais, produzidos com papiro, diferentemente dos textos escritos sobre couro, um
suporte de origem animal.

Os livros impressos, com os quais estamos acostumados, são um fenômeno mais recente na história do livro, tendo surgido há aproximadamente 600 anos. Atualmente temos as formas digitais que não substituem, mas apresentam novas alternativas à documentação contemporânea da cultura e do conhecimento.

Ana Botelho explicita com este trabalho como os meios contemporâneos de expressão nos obrigam a uma nova interpretação, no sentido que Arthur Danto dá à interpretação, a saber: as funções que a obra de arte impõe ao objeto material. A mesma imagem na realidade aumentada assume conotações distintas da imagem analógica original, não pela mera transformação para o digital, mas, pelo processo que vai além do aspecto técnico da tradução para alcançar uma mudança intencional da qual só o artista é capaz. Danto deixa bem claro que uma obra de arte não pode nunca ser uma mera transformação, através da interpretação, de um object-trouvé. Toda transformação vem acompanhada de intencionalidade.

SOBRE A ARTISTA

Arquiteta, Mestre em artes e Doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp (Universidade de Campinas), reside em São José dos Campos. Vem desenvolvendo seu trabalho de artista desde 1985, tendo já trabalhado em diversas universidades do estado de São Paulo como FAAP, Belas Artes e Univap.

Nesses últimos 30 anos, tem trabalhado com pintura e imagens em movimento. Atualmente vem desenvolvendo um projeto com o tema:”livros e recortes”. Essas experiências com recortes e livros culminaram na exposição Blind e Blindagem de 2018.

DESPEDAÇOS/DES-PEDIDOS – exposição individual da artista Ana Botelho

VERNISSAGE:  26 de outubro – das 19:00 as 22:00, visitação até 14 de novembro

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: De quarta a sexta das 14:00 as 19:00 e sábados das 13:00 às 17:00 horas.

Entrada Gratuita

LOCAL: Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos.

WHATSAPP: 12-991244992

site: https://linktr.ee/Galeriapoente

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui