Incêndio em residência no condomínio Mont Serrat no Urbanova deixa população assustada e, em alerta
Era madrugada de sábado para domingo. A família dormia. Recebiam naquele final de semana a visita da mãe do proprietário da residência. Por volta das 4h o cachorro começou a latir e acordou a todos. O fogo já havia tomado conta de boa parte da casa e já era difícil respirar. O pai retirou os filhos de 7 e 11 anos do quarto e os levou para a sacada junto com a esposa. Quando foi em direção ao quarto onde dormia sua mãe (87 anos) já era tarde demais. O fogo não permitiu que ele se aproximasse. Ele gritou e orientou que ela se dirigisse a sacada do outro lado da casa. Os bombeiros chegaram, resgataram a família, mas a senhora havia falecido.
Esse triste acidente sensibilizou a todos. Nas redes sociais, desconhecidos deixaram mensagens de apoio e solidariedade à família. Naturalmente despertou também a preocupação de como evitar os incêndios domésticos. A causa do incêndio está sendo investigada pela Polícia Científica. A hipótese inicial é de uma pane elétrica, porém o laudo oficial será concluído em até 30 dias.
Há cerca de 1 ano, também no Urbanova um apartamento pegou fogo, supostamente por um curto circuito no carregador de um celular. Afinal, você sabe como evitar que isso aconteça?
Conversamos com o Capitão Bernardes, Comandante do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos e Jacareí que orientou a realização de uma revisão regular na parte elétrica das residências; não deixar aparelhos celulares carregando durante a madrugada e, deixou como sugestão a instalação de detectores de fumaça nas residências. No caso de algum incidente, a orientação é a fuga para áreas ventiladas, andar sempre agachado, se possível colocar um pano úmido no rosto – cobrindo boca e nariz, jamais tentar combater sozinho um incêndio de grandes proporções. Acionar os bombeiros (193) imediatamente.
Outras dicas do programa de Educação Pública do Corpo de Bombeiros
- Não deixar panelas no fogo sem supervisão
- Nunca deixe velas, isqueiros ou caixa de fósforos ao alcance das crianças.
- Não permita que crianças brinquem na cozinha.
- Não ligue diversos aparelhos eletrônicos na mesma tomada.
- Cuidado com repelentes elétricos. Esses aparelhos geralmente produzem calor para liberar o veneno. Remova-os da tomada ao sair de casa
- Não armazene materiais como álcool, gasolina, removedor, querosene, papéis, panos, acetona, óleos e outros próximos a fontes de calor.
- As principais fontes de calor em uma residência são: fogão, fornos, motores elétricos, aparelhos elétricos e eletrônicos, aquecedores de ambiente, aquecedores de água, lâmpadas e outros.
Fotos: Divulgação Corpo de Bombeiros
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br