Você sabe como se aprende?

0

Por Cláudia Del Corto

É sabido que aprendemos durante toda a vida e, em cada fase, lidamos com as experiências de aprender de acordo com o que vamos construindo nesta caminhada. Mas, muitas vezes lidamos com essas experiências sem ter noção mais concreta dos processos e utilizamos intuitivamente ações mentais sem intencionalidade consciente e assim, recorremos a alguns procedimentos eficientes e outros, nem tanto.

A percepção que cada um tem da experiência de aprendizagem é única, mesmo dentro de assuntos e modos de funcionar universais! Você já reparou que em uma aula ou palestra, mesmo tendo algo comum compartilhado no grupo, cada pessoa recebe de acordo com sua própria compreensão e caminhos mentais? Isso porque para aprender levamos em conta as experiências de vida que tivemos desde cedo, envolvendo crenças vindas dos nossos familiares, professores, amigos, bem como das interações com o mundo que caracterizam nosso jeito de elaborar.  Tudo isso aparece na maneira de responder às demandas, podendo ser eficientes em muitos momentos e em outros nos trazer problemas ou até mesmo,  não nos ajudar a alcançar o que esperamos.

Sabia que podemos ir ao encontro mais consciente de nossa maneira de aprender, respeitando o estilo pessoal e aprimorando este processo?  Existem experiências que nos aproximam de nossas relações pessoais de aprendizado, beneficiando tanto crianças como adultos a reconhecerem seu estilo de aprender e construir novos caminhos com o que já trazem consigo.

Se tivermos compreensão de nosso estilo e processo, podemos usar melhor o que recolhemos no percurso da vida, fazendo representações do aprender de modo mais qualificado. Como somos seres únicos, descobrir a particularidade de nossa forma de lidar com aprendizado personaliza o processo.

Descobrir o estilo próprio e qualificá-lo é um grande desafio!

Vale enfatizar que aprender vai além de um procedimento técnico. Conseguir reconhecer o jeito pessoal de ser em cada momento da aprendizagem possibilita encontrar formas diferenciadas de expressar os próprios processos de forma autônoma, assertiva e criativa.  Que tal entrar em contato com seu estilo e perfil de aprendizado?

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui