Você sabia que é possível ter até 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito?

0
868
SNE permite desconto de 40% no pagamento de multas - Foto: PMSJC

Há pouco mais de um ano, São José dos Campos aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço que integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta. São José é a única cidade do Estado de São Paulo a disponibilizar esse serviço para o cidadão.

O diferencial do sistema é que ele permite o pagamento de multa – registrada na cidade – com desconto de 40%. Um balanço feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com dados do SNE, mostra que de 4 de abril de 2018 – data que São José aderiu ao sistema – até 4 de abril deste ano, 5.807 veículos foram registrados no sistema e juntos somaram 9.396 infrações.

Desse total, 4.036 foram pagas com os 40%, 28 com desconto de 20% e 812 sem desconto. O SNE foi criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Órgãos de dezenove estados do país aderiram ao sistema (veja a lista).

Como funciona

Os motoristas que aderirem ao SNE podem obter 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito, desde que não recorram e respeitem os prazos de pagamento. Normalmente, todas as multas, independente do SNE, permitem 20% de desconto para pagamento antes do vencimento.

Ao cadastrar o veículo, o condutor recebe a notificação pelo celular e pode solicitar o pagamento com 40% de desconto.

O aplicativo SNE Denatran está disponível para celulares Android e IOS. Nele também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.

Além das lojas dos sistemas operacionais, o SNE Denatran está disponível para download na página de aplicativos para celular da Prefeitura e também pode ser acessado pelo site do sistema, o que dispensa o download.

Pagamento

Os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil estão aptos a receber o pagamento de multas via cartão de débito de qualquer banco. Para usufruir do serviço, não é necessário ser cliente do Banco do Brasil.

Basta o munícipe inserir o cartão de débito no terminal, informar o código de barras da multa de trânsito manualmente ou por meio da leitora de código de barras e confirmar o pagamento. Até a data de vencimento, a multa pode ser paga com 20% de desconto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here