A espera é difícil, mas pode valer a pena.

0

Por Claudia Del Corto

“Ele é impaciente demais! Quer tudo para ontem! Não espera nada. Já completou todo álbum de figurinhas da Copa.”

Tenho ouvido comentários desse tipo de muitos pais. Realmente, crianças e adolescentes parecem estar perdendo a capacidade de lidar com a espera. E muitas vezes, inconscientemente, os adultos contribuem para isso. A vibe da hora são as figurinhas da Copa. Aquilo que poderia ser uma experiência rica e prazerosa, transformou-se em mais uma competição a ser vencida a qualquer custo. Todos querem completar seus álbuns antes dos colegas, nem que para isso, tenham que comprar um álbum completo por R$ 5.599,00 em 10 vezes no cartão do pai.

Antigamente, era demorado completar um álbum. Dava trabalho juntar dinheiro para comprar pacotes nas bancas. E a decepção ao encontrar figurinhas repetidas? Todo esse processo era vivido em meio a muita espera e frustrações. Mas quanta riqueza! Era preciso negociar trocas de figurinhas com os colegas e tinha até o jogo do bate-bafo no intervalo. Hoje, os tempos são outros. Só o que vale é completar o álbum em primeiro lugar.

Ao me deter mais sobre esse assunto com os pais, é nítido que devido a inquietação dos filhos, comparação com outros colegas que já preencheram seus álbuns, todos se envolvem na luta para completar rapidamente. Os pais se inquietam também. Álbum completo… e daí? Quando o pai pagar a última parcela do cartão, ninguém mais se lembrará da copa nem das figurinhas.

Esperar por algo, planejar etapas, negociar situações, brincar e jogar são etapas essenciais no processo de realização pessoal. É aprendido na experiência! E isso não pode ser vivenciado de maneira apressada e voltada apenas para o consumo rápido!

Dizemos que nossas crianças e adolescentes não sabem mais esperar, mas em que medida nós, adultos, contribuímos para isso? Somos implacáveis e não deixamos mais que nossas crianças e adolescentes sintam falta. E não nos damos conta de que, com essa falta, eles poderiam se beneficiar muito e crescer mais fortalecidos.

Cláudia Del Corto é pedagoga com especialização em psicopedagogia e psicanálise. 

Atendimento no Urbanova: Avenida Antônio Widmer, 827 – Sala 6 – Urbanova

(12) 99139-3609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui