As férias se aproximam…O que fazer?

0
Foto: Rodrigo Velasquez

Por Claudia Del Corto

Em 2021 tentamos retomar a vida no trabalho, na escola, nas relações, mas ainda lidando com as perdas e mantendo as restrições necessárias. É um voltar que não é mais o mesmo, mas retomar diante de novas possibilidades assegurando a saúde física e emocional das pessoas.

Agora estamos nos preparando para iniciar 2022, mas muitas questões estão presentes em nós e as incertezas ainda nos rondam. Esperamos por dias melhores, isso é certo.  Mas trazemos a sensação de estar correndo atrás do prejuízo. “As coisas começaram a entrar no ritmo e as crianças entrarão de férias. E agora?” “Muita coisa ficou para trás no aprendizado, mas as férias se aproximam. Será que mantemos a rotina de atividades para não perder o embalo e tentar recuperar o perdido?” Essas questões se apresentam neste momento.

A verdade é que as férias se aproximam e devemos permitir que nossas crianças e jovens vivenciem o tempo livre, tempo de descontração, de liberar-se de compromissos agendados e poder viver uma experiência mais leve. Muitas famílias com quem converso têm demonstrado preocupação. Receiam que as crianças e jovens fiquem ociosos, sem fazer nada no tempo livre e se percam.  A pergunta que segue é: o que fazer neste período? Precisamos refletir sobre isso! Ter momentos para si, ter momentos para o nada, ter momentos para ser criativos no que queremos fazer e descobrir outras possibilidades são coisas que podemos aprender quando o meio incentiva e abre espaço para isso. Momentos juntos, momentos planejados, momentos que podemos chamar de um ócio criativo podem auxiliar a expandir os horizontes na relação consigo mesmo, na relação com o outro e com o mundo. Mas para isso é preciso coragem para colocar isso em prática com as crianças e jovens e nos desafiarmos a experimentar alguns momentos para o descanso e relaxamento que farão toda a diferença quando o ano novo começar.

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here