As lições de 2020

0
113

Por Claudia Del Corto

2020 foi o ano em que famílias com crianças e adolescentes em idade escolar tiveram a grande oportunidade de entender a importância da interação ativa com as escolas.

Não me refiro a interação protocolar habitual, do acompanhamento das notas e desempenho, e sim daquela em que a família se torna aliada da instituição no encaminhamento do processo educacional dos jovens ao longo do ano.

Acompanhei de perto diversas situações interessantes e positivas, consequência direta desse “modelo compartilhado” de educação, das quais posso citar:

– Crianças que falavam pouco ou não falavam sobre os assuntos das aulas começaram a  explicar o pensamento com  maior frequência aos professores e aos familiares.

– Alunos começarem a gerenciar de maneira mais autônoma as próprias atividades, organizando seu tempo e espaço.

– Interações mais frequentes e diversas entre os pares da sala de aula sobre o conteúdo escolar.

– O desenvolvimento da capacidade de escutar* e esperar a conclusão da fala do outro para se manifestar.

A lista de conquistas é grande!

As dificuldades de 2020 criaram excelentes oportunidades para nossos jovens atuarem diretamente no processo de aprendizagem que são propostas no ambiente escolar.

Acredito que a relação escola/família não será mais a mesma. Não há fórmula mágica e nem receita pronta para o ano que começa, mas temos a certeza de que construiremos novas e melhores ações diante do que já aprendemos.

Feliz 2021

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here