Urbanova terá 7 novas câmeras inteligentes, com reconhecimento facial e wi-fi no Parque Ribeirão Vermelho

0

As novas câmeras integram o programa Cidade Inteligente, que começou a ser implementado em São José em 2019. Ao todo serão 1000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade. O programa prevê, ainda, interligação semafórica, internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.

O equipamento de videomonitoramento com reconhecimento facial e tecnologia de ponta tem como objetivo inibir a criminalidade. Ao contrário do que muitos pensam, não são radares de trânsito e não multam. “São José vai ser a cidade com o maior número de câmeras por habitante, 1 câmera para cada 700 habitantes, além da possibilidade de interligação com as câmeras privadas.  As câmeras vão “ler” as placas para rastrear os veículos roubados, se tiver alguma ocorrência de roubo ou furto a gente vai conseguir perseguir virtualmente esse veículo”, informou o Prefeito Felício Ramuth.

As câmeras estão sendo instaladas nos locais com maiores índices de violência, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde.

Os locais foram definidos em conjunto com as forças de segurança do município, em mais uma ação do programa São José Unida.

No Urbanova, a câmera da Praça Fukuoka será substituída pela nova e outros pontos já começaram a receber as câmeras, como:  Parque Ribeirão Vermelho, Ponte Flamínio Vaz de Lima, rotatória do posto de gasolina (Av. Iroman Vitor Garrido X Shishima Hifumi), rotatória próxima à Padaria Elite (Av. Maria de Lourdes x Av. Possidônio José de Freitas), em frente à portaria da Univap (Avenida Shishima Hifumi) e, entre as avenidas Parathey e Fernando Sabino.

Segundo a Prefeitura, já foram implantadas 346 das 1.000 câmeras que integrarão o CSI (Centro de Segurança Integrada). A Prefeitura informou, ainda, que assinatura do contrato com a América Net LTDA, vencedora da concorrência pública com proposta de R$ 39,3 milhões, representou uma economia de R$ 53,3 milhões em relação ao valor de referência do edital. O contrato terá duração de quatro anos. A previsão é que todas as câmeras sejam instaladas até o final do primeiro semestre, bem como o inicio da operação de todo o sistema.

 

Cidade Inteligente

Cidades Inteligentes são aquelas que usam a tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, a segurança pública, os serviços públicos, tudo com base na inovação, custos reduzidos e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Tecnologia

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

As imagens contemplarão o serviço de inteligência, que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens serão salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.

Wi-fi ampliado

A empresa contratada vai disponibilizar acesso à internet, por meio de wi-fi, em 165 unidades que integram a rede educacional. Serão 839 salas de aula com acesso à rede.

O serviço contempla ainda a cobertura de wi-fi para uso da população em 295 prédios da Prefeitura, incluindo unidades de saúde, escolas, Casas do Idoso, centros poliesportivos, parques e praças.

O usuário poderá se conectar gratuitamente a qualquer uma das redes wi-fi públicas utilizando o mesmo login e senha com que se cadastrou no sistema disponibilizado pela empresa, ou utilizando autenticação integrada às principais redes sociais, como Facebook e Google.

No Urbanova, está confirmada a instalação do Wi-Fi no Parque Ribeirão Vermelho.

Centro de Segurança Integrada

As imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao CSI (Centro de Segurança Integrada) por meio de links para tráfego de imagens.

Através do controle semafórico, poderão ser controladas as “ondas verdes”, além de regular os semáforos de modo on-line.

O CSI vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permitirá a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares.

São José Unida

Na área da segurança pública, a ampliação das câmeras com os portais de segurança irá reforçar as ações do programa São José Unida, que reúne todas as forças policiais do município no combate à criminalidade.

Raio X do sistema

  • 31 câmeras panorâmicas
  • 431 câmeras Dome’s (360º)
  • 538 câmeras fixas
  • 295 pontos de internet gratuita
  • 151 unidades da Prefeitura interligadas
  • 839 salas de aula conectadas
  • 4 unidades da Casa do Idoso interligadas
  • 60 unidades interligadas (parques, unidades esportivas e poliesportivos)
  • 64 hospitais e UBS’s

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

 

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui