Por Maria Julia Egreja
As datas comemorativas têm sido cada vez mais usadas como uma estratégia
para atrair a atenção do cliente. Portanto, mesmo que o seu negócio não esteja
em um dos ramos que tradicionalmente lucram na época, você pode (e deve)
aproveitar a oportunidade para realizar ações promocionais e divulgar o seu
negócio
São várias e as ações para o carnaval, mas não se esqueça de considerar o
interesse e a necessidade de seu cliente. Confira abaixo algumas ações que
podem dar certo.
• Mudança na decoração e no layout: são recursos que podem chamar a
atenção de quem passa no local, atraindo dessa forma novos clientes. Já no
ambiente virtual, mudar temporariamente o layout do site e das mídias sociais
também é uma forma de conquistar a clientela.
• Giro de estoque: investir em promoções temáticas pode ser interessante. As
mídias sociais da sua empresa podem ser usadas para divulgar essas
promoções, atingindo um público maior, mais rápido e a um custo reduzido.
• Design de sites: as lojas virtuais podem ser grandes aliadas dos pequenos
empresários. O design é essencial nesse processo, pois um projeto cuidadoso
e bem planejado é essencial para que um e-commerce funcione e traga bons
resultados para a empresa.
• Exploração de novos pontos de venda: pontos estratégicos são cruciais para
o sucesso das vendas, assim como buscar orientações sobre o que é ou não
permitido no comércio de produtos e alimentos nos Carnavais de rua. Já pensou
em colocar um bloco na rua?
Ao final do período, é importante analisar lucros e resultados obtidos com o
investimento realizado. Assim, em uma próxima campanha, muitas práticas
podem ser programadas de forma mais eficiente, partindo da avaliação dos erros
e acertos.
No Carnaval e em outras épocas do ano, o segredo é investir em planejamento.
Dessa forma, simples atitudes são capazes de impulsionar o negócio.
Maria Júlia Egreja é jornalista, com especialização em Comunicação em Mídias
Digitais. É coordenadora da Puppio RP, agência de comunicação criativa,
especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltada para
pequenos e médios negócios.