Black Friday – um momento para pensar sobre o consumo consciente.

0

Por Claudia Del Corto

Mês de novembro temos a famosa Black Friday. Aqui no Brasil importamos esta prática em 2010 e desde então é nossa velha conhecida. Ao entrar o décimo primeiro mês do ano, sempre escuto crianças, jovens e adultos dizerem: “Comprei três peças pois estavam na promoção.” “Minha mãe falou que eu posso escolher qualquer produto que estiver na Black Friday. Não sei ainda o que vou comprar ainda, estou pensando!”

Problema nenhum pesquisarmos bons preços, ver vantagens e melhor período de compra. Isso é importante em nossa experiência de vida. Mas você já parou para pensar se a compra é porque de fato necessita de algo, se deseja ou apenas porque está em promoção. Procurar itens para consumir por estarem em promoção é o que muitas vezes move a busca. Com isso, colocamos em segundo plano o que é necessário, o que de fato é preciso ou até o que simplesmente se quer em detrimento de buscar produtos que estejam na promoção. Tornamo-nos reféns das promoções e não a usamos muitas vezes a nosso favor!

Nossas crianças e jovens estão em contato com isso e nos tem como referência. Utilizar este momento como uma experiência planejada, discutida e refletida por fazer toda a diferença.

Assim, que tal convidar as gerações mais novas a pensar o que temos e usamos, o que não nos serve mais, o que não usamos e está em bom estado para doar a quem pode usufruir melhor?  Um momento que nos permite entrar em contato com a nossa forma de viver, ajuda-nos a rever prioridades, a reorganizar nossos espaços e estabelecer uma nova relação com o mundo.

Com isso podemos ano a ano, reencontrar na nossa história a importância de muitos momentos, nos tornar gratos pelas conquistas e de fato ter dimensão das nossas necessidades pessoais.  Uma ótima experiência de aprendizado!

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui