Centro de Segurança e Inteligência de São José completa 1 ano nesta quarta-feira

0
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos completa nesta quarta-feira (6) um ano de implantação com um papel importante no combate ao crime na cidade.

O CSI conta com mil câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em todas as regiões do município com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. São José possui hoje as menores taxas criminais dos últimos 20 anos, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Hoje o CSI tem acesso a bancos de dados de pessoas e veículos tanto do Estado (pelo Detecta) como do Brasil (com o Córtex, do Ministério da Justiça), todos integrados em um sistema inteligente.

Um balanço apresentado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão aponta que, em 12 meses, já são mais de 140 suspeitos detidos e mais de 100 carros furtados ou roubados que foram devolvidos aos seus donos depois de serem flagrados pelas mais de mil câmeras espalhadas pela cidade. São mais de 500 ocorrências em São José, entre elas a prisão de foragidos da Justiça de diferentes estados do país.

O CSI se consolidou como referência nacional no uso da tecnologia e inteligência na prestação dos serviços à população. Nesse primeiro ano, mais de 500 pessoas visitaram o Centro, que fica no Parque Tecnológico, e mais de 60 comitivas de outras cidades e estados já conheceram o sistema inteligente de monitoramento da cidade em tempo real.

Além dos benefícios na segurança pública, fazem parte do CSI representantes de todas as forças de segurança, agentes da Mobilidade Urbana, equipes da Defesa Civil e do Apoio ao Cidadão. O trabalho é integrado por meio do Programa São José Unida.

A Prefeitura disponibilizou mini centrais de acesso à tecnologia do CSI nas sedes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Urbanova: O bairro, que só tinha uma câmera de segurança na Praça Fukuoka, agora tem câmeras instaladas em 7 pontos.  As novas câmeras integram o programa Cidade Inteligente e também são monitoradas pelo CSI (Centro de Segurança Integrada).

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui