Você já deve ter ouvido falar sobre as comunidades Nossa Senhora Aparecida (Beira Rio) e Santa Luzia (Bairrinho), que estão localizadas no Urbanova. O que talvez você não saiba é que existe uma associação aqui do nosso bairro voltada ao atendimento dessas famílias!
A Associação Santa Mônica irá completar em 2024 dez anos de história. É uma entidade sem fins lucrativos, beneficente e de promoção humana, que atua na área da assistência social, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem. As ações são realizadas em parceria com a Copphus (Comissão para Promoção Humana e Social), Clube de Mães e os Vicentinos (Sociedade de São Vicente de Paulo), todas integrantes da Paróquia Santo Agostinho, também localizada no Urbanova.
Para as famílias em situação de vulnerabilidade são feitas doações de roupas e alimentos, também são oferecidos atendimentos social e psicológico, orientação familiar, orientação sobre aleitamento materno, cursos e oficinas. São diversas ações sociais nas comunidades com oferta gratuita de médicos, dentistas, advogados, nutricionistas, cabeleireiros, esteticistas e veterinários. São cerca de 40 voluntários envolvidos que se doam àqueles que recorrem ao evento. O projeto promove, ainda, anualmente uma grande Festa de Natal
A Associação Santa Mônica e parceiros realizam as atividades através da dedicação de voluntários que as organizam e executam, sendo algumas ao longo de todo o ano, e outras em momentos pontuais como nas ações sociais. São 78 voluntários que trabalham em frentes como aulas, triagem de doações, visitas às famílias, compras, gestão de equipes, elaboração de projetos, manutenção de prédios e equipamentos, organização de eventos, entre outras ações.
Projeto Recreação de Futsal
A Associação Santa Mônica é responsável pelo Projeto Recreação de Futsal, ‘Bom de Bola, Bom na Escola’’, que reúne 40 crianças e adolescentes do Bairrinho e Beira Rio para treinar futsal na quadra da Univap. Os treinos são ministrados por um professor de Educação Física que, além dos treinos, procura colocar os meninos e as meninas em torneios e amistosos pela cidade. Os alunos recebem também formação humana e de cidadania proporcionada pela família Vicentina que é parceira do projeto e acompanha os treinos que acontecem todos sábados.
Projeto Aprendendo a Aprender
Criado pela Copphus em 2014, o Projeto Aprendendo a Aprender tem levado às crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio a oportunidade de fortalecer o aprendizado recebido na escola. Iniciado com aulas de reforço escolar em ambiente lúdico e participativo, hoje os participantes do projeto também têm aulas de informática, mídias sociais, literatura, matemática, inglês e culinária. São 16 professores voluntários que se dedicam às aulas em dois períodos diários, reunindo os alunos de segunda a sexta-feira no contraturno escolar.
Bazar e Artesanato
O Clube de Mães recebe doações de diversos tipos e as encaminha para as comunidades, atendendo os casos de maior necessidade. Os demais itens são vendidos a preços populares em um bazar semanal que ocorre na paróquia. A renda é doada aos serviços sociais das outras equipes. Além do bazar, as senhoras que atuam voluntariamente, algumas delas desde 1995, promovem semanalmente aulas de artesanato, onde as alunas aprendem a costurar, bordar, fazer tricô e crochê.
Sustentabilidade
Ao lado da Recicalce, que é um Centro de Convivência que oferece atendimento à pessoa com deficiência e busca transformar o descarte de calçados em benefícios sociais e ambientais, a Associação Santa Mônica colabora para dar uma destinação final ambientalmente adequada e sustentável aos milhares de pares descartados anualmente. Os calçados que não estão mais em uso, como, chinelos, sapatos, sandálias, tênis, que possam ser recuperados, são enviados para doação, os demais, são descartados em local adequado, de acordo com a legislação ambiental, sem agredir a natureza. O ponto de coleta dos calçados usados está localizado na Paróquia Santo Agostinho.
Empreendedorismo Jovem
O Projeto Comunicando, Calculando e Cozinhando para o Futuro consiste na formação de jovens com visão empreendedora, dando destaque e protagonismo aos jovens participantes do Projeto Aprendendo a Aprender, da comunidade Beira Rio. Nessa proposta, os alunos participam de atividades voltadas à criação de marca, ao uso de ferramentas digitais, à comunicação, ao gerenciamento de gastos e ao conhecimento de práticas culinárias de maneira profissional. O resultado do projeto é a venda de brigadeiros gourmet produzidos pelos jovens sob orientação do Clube de Mães.
Recursos Financeiros
Os recursos financeiros para as despesas operacionais vêm em parte da Paróquia Santo Agostinho. Os projetos, ações sociais, cursos e oficinas são realizados com recursos vindos de doações de pessoas físicas e de empresas que contribuem visando melhorar a qualidade de vida das famílias da região. Algumas empresas também patrocinam eventos, como o Passeio Ciclístico de Santo Agostinho e as Festas das Crianças e de Natal.
Como ajudar
Qualquer pessoa pode fazer parte das ações da Associação Santa Mônica, seja por meio de trabalho voluntário, apoio financeiro, prestação de serviço e auxílio na busca de parceiros. Por mais que o projeto tenha se desenvolvido muito, ainda há muito a ser feito! Existe a necessidade de um local alternativo para os treinos, uniforme para os alunos do futebol, transporte dos alunos para os treinos, patrocínio para passeios culturais, internet para as salas de aula, localizadas nas comunidades, manutenção das salas de aula, doação de notebooks para auxiliar na inclusão digital, criação de um site para divulgação do projeto.
Associação Santa Mônica
(12) 99735-2802 – telefone e whatsapp
associacaosantamonicasjc@gmail.com
Pix: 20.219.551/0001-58
Avenida Ironman Victor Garrido, 711 – Paróquia Santo Agostinho
Siga a nova conta da associação no instagram: @associacaosantamonica.sjc