O desgaste nos pilares do prédio administrativo do Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, chamou atenção de frequentadores e motivou uma vistoria da prefeitura. Nesta quinta-feira (25), o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Tiago Dias, acompanhado do vereador Renato Santiago, esteve no local para dar um parecer sobre a situação.
Durante a visita, o secretário informou que engenheiros constataram que os danos são decorrentes do desgaste natural da estrutura e garantiu que os pilares permanecem íntegros, sem risco para os frequentadores.
Tiago Dias explicou que a Secretaria de Manutenção da Cidade (SMC) iniciará os reparos no prazo de 15 a 30 dias e reforçou que todas as medidas seguem padrões técnicos de segurança e manutenção.
O vereador Renato Santiago destacou que a visita atende ao papel fiscalizador da Câmara Municipal e às solicitações de moradores preocupados. Santiago afirmou: “O mais importante é que a segurança do local está preservada e a gente pode continuar frequentando o parque com segurança e com a qualidade que nós temos aqui”.
Que me desculpem os meus colegas engenheiros que disseram que isso que vemos na foto é “desgaste natural da estrutura”, pois não é. Mas espero que estejam corretos nos cálculos que fizeram para afirmar que não há risco para os frequentadores. As margens de segurança nos projetos de engenharia civil são enormes para que eles possam absorver as incertezas inerentes dos materiais e dos processos de execução das obras, mas aí tem coisa MUITO errada!