Ação conjunta entre a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Policia Ambiental resultou na autuação de dez homens na manhã deste sábado.
Na manhã deste sábado (3) diversos moradores do Urbanova registraram imagens de um balão sobrevoando a região.
O fato despertou a atenção de ciclistas que acionaram a Polícia Militar. Ao chegar ao local, a PM flagrou 3 veiculos que participavam da ação, na estrada do Jaguary. As placas eram de São Paulo e Santo André.
Segundo a Prefeitura, a queda de um dos balões também foi registrada pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
A Prefeitura informou que os balões eram de grande porte e foram confeccionados por baloeiros profissionais, possivelmente os mesmos que foram detidos e encaminhados à Polícia Civil. Ao todo, as multas aplicadas por crime ambiental podem chegar a R$ 90 mil, segundo a Polícia Militar Ambiental.
Os balões foram apreendidos pela polícia.
Segundo o artigo 42 da Lei n 9.605/1998 fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano se configura como crime ambiental e a detenção pode ser de três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Foto: Polícia Militar