As máquinas começaram, nesta segunda-feira (13), a preparação do local para receber o canteiro de obras do Arco da Inovação. O nivelamento está está sendo realizado em terreno às margens da avenida Jorge Zarur (Vidoca), na região oeste de São José dos Campos.
Segundo a prefeitura, a implantação do canteiro tem autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e deve durar em torno de 20 dias. O serviço compreende terraplenagem da área, instalação de estrutura básica, levantamento de tapumes e montagem dos containers.
Após a execução do canteiro, a Queiroz Galvão continua com outros procedimentos da primeira fase, que compreende os trabalhos de topografia e sondagem, mobilização de equipamentos, mão de obra e fornecedores. Em seguida, será elaborado o projeto executivo da Ponte Estaiada.
A obra da Ponte Estaiada divide opiniões. Muitos munícipes consideram a obra desnecessária e cara. A Prefeitura alega que a ligação viária entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar aproximadamente 60 mil passageiros de 18 linhas de ônibus e 180 mil motoristas de todas as regiões.
Geração de empregos
A Secretaria de Gestão e Obras informou que a obra vai movimentar a economia do município e gerar cerca de 250 empregos. Quem estiver interessado pode pode entregar currículo no PAT (praça Afonso Pena, 175, Centro) até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A empresa responsável pela obra fará as entrevistas e a seleção dos candidatos. Mais informações sobre as vagas pela Central 156.
Há vagas para trabalhadores de várias funções: ajudante, pedreiro, carpinteiro, montador de andaime, soldador, sinaleiro, motorista (veículo leve e pesado), eletricista, auxiliar de topografia, operador/motorista de Munck, operador (escavadeira e retroescavadeira), copeira e auxiliar de serviços gerais.
Arco da Inovação
A obra de arte da Ponte Estaiada terá dois viadutos na rotatória do Jardim Colinas. Em formato de X, os acessos terão comprimento de 267 metros (inferior) 349 metros (superior), com mastro central de 100 metros de altura. Projetada pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, será a única do Brasil em arco e curva.
Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o empreendimento tem custo de R$ 48,5 milhões. A previsão de entrega é de 14 meses após o início da construção.