Por Tais e Roberta Bento
A relação que você tem com seu filho hoje impacta diretamente a forma como ele enxerga os estudos e a relação que ele terá com a aprendizagem ao longo da vida.
Embora os pais lamentem tanto a falta de tempo, o que realmente conta é como você aproveita as oportunidades que tem de interação em família. Dar atenção exclusiva, deixando de lado seu trabalho, celular, afazeres domésticos é sempre um presente que todo filho adora ganhar. Mais que isso, é vendo você fazer – ou deixar de fazer – isso que seu filho aprende a selecionar o que é importante e dedicar atenção às escolhas que fizer.
Mas não se iluda. Se você não fizer isso quando tiver uma criança em casa, não adianta chorar porque o adolescente quer sempre ficar sozinho e não fala com você. Seu filho aprende realmente pelo exemplo e não pelo que ouve você explicar. Encontre sempre algum momento para um passeio, uma brincadeira ou mesmo para ouvir seu filho explicar para você como jogar o game favorito dele. Arrume tempo para conhecer o mundo do seu filho e vocês construirão juntos um mundo só de vocês. Um mundo seguro, para o qual seu filho saberá que pode correr sempre que precisar de energia e força para enfrentar os obstáculos e desafios da vida.
Sabendo que tem esse tempo que você dedica totalmente a ele, desaparece a necessidade de chamar a atenção por atitudes negativas. A preguiça de fazer a tarefa, a reclamação constante na hora de estudar, as notas baixas, tudo isso deixa de ser ferramenta usada na tentativa de roubar tempo que, teoricamente, você não tinha para seu filho.
Uma relação forte entre pais e filhos funciona como um abrigo para onde eles sabem que podem correr nos momentos difíceis. Porém, a construção desse abrigo requer tempo, dedicação, paciência e parceria entre você e seu filho. Esse espaço de amor e proteção só poderá ser reconhecido como de vocês dois se for construído a quatro mãos, duas cabeças, dois corações. E sem pressa. Uma amizade entre pai e filho/filha é construída ao longo de uma vida. Muitas vezes os tijolinhos desse abrigo virtual serão palavras, olhares, abraços, um simples carinho. Outros tijolinhos serão formados pelos limites, os “nãos” firmes e consistentes dados na hora certa. O cimento que os une e dá firmeza é uma mistura da coerência entre sua falas e suas atitudes, o exemplo que você der e o amor, o amor incondicional. E isso explica o porquê levamos anos e anos para construir o espaço de confiança e companheirismo entre pais e filhos. Que tal começar hoje mesmo, convidando seu filho para uma atividade divertida a dois? Enquanto se divertem, aí sim, um ótimo momento para conversar sobre o que ele está aprendendo na escola ou para pedir que ele ensine você a falar inglês! Uma receita simples para um resultado grandioso: gosto pelo aprendizado, auto estima elevada e certeza de um abrigo que nada pode destruir: a relação entre pais e filhos!
Taís e Roberta Bento são idealizadoras do Projeto SOS Educação
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br