Por Santari Marketing Digital
Marketing Digital é o conjunto de estratégias e ações de publicidade entregues nos meios digitais. Como exemplo, temos os motores de busca (O Google é um deles), websites, mídias sociais, e-mail, e aplicativos para dispositivos móveis.
Os produtos e serviços da sua empresa podem ser oferecidos nesses meios? Pense em como os seus clientes procuram resolver o problema que você se propõe a solucionar.
Segundo uma pesquisa apoiada pelo próprio Google e outros parceiros (consumerbarometer.com), 69% dos brasileiros usam a internet para fins pessoais (fora do trabalho). Desse número, 85% usam a internet diariamente. Isso mostra uma grande oportunidade para os negócios.
Confira esses exemplos de ações nos meios digitais e avalie se alguma delas é interessante para o seu modelo de negócio:
Pesquisa paga
Quando você pesquisa por algum serviço no Google, é comum encontrar resultados de pesquisa patrocinados no topo da página. Você consegue identificá-los pelo identificador “anúncio”, que fica antes do endereço na cor verde.
Naturalmente, é preciso pagar para estar ali. Toda vez que alguma pessoa clica no seu anúncio, o Google cobra uma quantia determinada em leilão, e então a pessoa que clicou é direcionada para o seu site, onde contém mais informações sobre seus produtos/serviços e formas de contato.
Ela é bem direta, e atinge o consumidor bem no momento de decisão de compra.
SEO (Search Engine Optimization)
Em português, significa “Otimização para Motores de Busca”. Ao contrário da pesquisa paga, o profissional que aplica seus esforços com foco em SEO quer ser encontrado naturalmente pelos motores de busca.
Porém, esse é um processo mais trabalhoso e demorado se for feito da maneira correta, mas traz resultados consistentes. Lembre-se, o Google faz um ranking dos sites para um determinado termo de pesquisa, e para se posicionar bem é preciso ser bom e relevante aos olhos do motor de busca.
Assim, toda vez que alguém procurar pelo assunto ligado ao universo do seu produto na internet, seu endereço surgirá entre as primeiras colocações. Para isso é preciso oferecer um conteúdo interessante, bem organizado, seguro, leve, visualmente agradável dentre outros parâmetros que sempre se renovam.
Marketing de Conteúdo
É considerado por alguns como a evolução do SEO. Consiste em usar o poder da narrativa e oferecer conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair uma audiência bem definida, e guiar os clientes a tomarem ações lucrativas no futuro.
Basicamente, o Marketing de Conteúdo lida com distribuição de conteúdo, como um guia, webinar, tutorial, e-book etc, em troca de um endereço de e-mail ou outra forma de contato.
O objetivo final é estabelecer um relacionamento com uma base de clientes e então oferecer os próprios produtos como solução para os problemas anteriormente trabalhados.
Marketing de Mídias Sociais
Sua marca precisa fazer parte do dia a dia dos seus clientes, e nada melhor do que aproveitar as redes sociais para esse fim.
Se eles levaram em consideração o seu produto, é certo que irão pesquisar a reputação da sua marca na internet. E procurar a sua empresa nas redes sociais é um passo natural nesse processo.
Quase metade das pessoas que usam internet estão no facebook, aproveite isso a seu favor e construa conteúdo que gere o engajamento do seu público. Essa é uma ótima forma de promover uma comunidade de clientes que serão os advogados da sua marca nas redes sociais.
E-mail Marketing
Algumas pessoas dizem que o e-mail ficou obsoleto, mas isso é um grande equívoco. Semelhante ao Marketing de Conteúdo, o e-mail marketing é uma das melhores formas de converter um contato em cliente. Ao manter um fluxo de envio regular de notícias por e-mail, é possível criar um relacionamento e, no fim, conquistar confiança.
Mas tenha cuidado. Não é qualquer e-mail que funciona. É preciso oferecer um conteúdo relevante, conversacional, confiável e estratégico. Caso contrário, você será considerado Spam, e cairá no lixo eletrônico do seu contato.
A Santari Comunicação é uma agência com expertise, profissionais experientes e conectados, que trabalham com foco na humanização da comunicação, posicionando e fortalecendo empresas e negócios.
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