A Orquestra Comunitária tem feito um trabalho belíssimo na cidade, com apresentações por toda a região do Vale do Paraíba, sempre com entrada solidária, por meio da doação de um kilo de alimento não perecível, que é destinado a entidades sociais. Somente em 2022, o projeto arrecadou mais de 1,7 toneladas de alimentos por meio das entradas solidárias das apresentações.
A gestão é feita pelo Instituto para o Apoio e a Formação Artística Musical em São José dos Campos (Instituto AFAM), uma organização social sem fins lucrativos. Além de apresentações gratuitas, a Orquestra oferece prática musical para músicos joseenses que estejam interessados em desenvolver suas habilidades musicais em um ambiente orquestral.
Com a direção artística do Maestro Bartolomeu Vaz a Orquestra tem o apoio voluntário de músicos profissionais que atuam como monitores, oferecendo suporte na formação musical, de forma gratuita para estudantes de música e músicos amadores.
A Orquestra Comunitária deu início à campanha para receber doações por meio de “vakinha” online, com objetivo de estruturar as atividades no segundo semestre desse ano.
O grupo é formado por cerca de 60 integrantes voluntários, oriundos de todas as regiões da cidade de São José dos Campos. Em sua formação, há músicos jovens, músicos amadores e os músicos profissionais, que atuam como professores para os iniciantes. Não há limite de idade para participar da orquestra e as vagas são abertas, normalmente, a cada semestre.
As doações podem ser feitas pela internet no link:
https://www.vakinha.com.br/3705432
Mais informações sobre o Instituto AFAM: https://iafam.carrd.co/