Os caminhos da Educação Básica pós pandemia

0

O Colégio Planck completou no dia 18 de agosto seis anos de história. Conversamos com um dos diretores e cofundadores do Colégio, professor André Guadalupe, sobre a trajetória do Planck, mas, sobretudo a respeito de um dos principais diferenciais do colégio, que é o foco no alto desempenho de uma forma humanizada.

Professor, o que essa data representa para vocês?

Estamos muitos felizes de completar 6 anos de história. Dia 18 de agosto é uma data um pouco diferente, no meio do ano, mas, foi oficialmente nosso primeiro dia de trabalho em nossa antiga sede, no Jardim Aquarius. É uma trajetória muito bonita e temos muito orgulho da história que temos construído com nosso time, nossos professores, todas as famílias e estudantes. Uma trajetória com foco na qualidade de ensino, no cuidar do estudante, em perceber que cada um é único com suas potencialidades e fragilidades.

Nesse período a escola expandiu e hoje está em uma nova sede, com capacidade maior. Como foi essa transição?

Demos início às nossas atividades em uma unidade menor, no Aquarius. Tínhamos menos de 100 alunos e esse número só aumentou, o que nos fez investir em uma nova sede, com uma infraestrutura planejada, com espaços acolhedores e modernos, alinhados ao nosso propósito. Hoje, temos  quase 800 alunos. Começamos com Ensino Médio e, agora temos o Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. São cerca de 80 professores, 140 pessoas trabalhando diariamente no Colégio Planck.

Como vocês lidaram com a pandemia e o que ficou de aprendizado?

Foram dois anos muito difíceis. Agimos com pró-atividade, acolhemos nossos estudantes e seus familiares e chegamos, inclusive, a crescer nesse período.  O aprendizado que fica é que realmente a Educação Básica é presencial. O estudante precisa do convívio, precisa do olho no olho com o professor. Nós precisamos saber se o estudante está bem, então, é claro que o ensino remoto é uma possibilidade, mas, o contato, calor humano, o estar na sala, ver o estudante escrevendo, acompanhar seu desenvolvimento é algo fundamental. Hoje estamos operando de forma regular, com pouquíssimos estudantes que, eventualmente, não comparecem às aulas, então temos quase 99% deles todos os dias. É uma satisfação recebê-los todos os dias de manhã e trabalhar pessoalmente com eles, tanto na questão acadêmica, mas, acima de tudo, o socioemocional.

Todas as pessoas que trabalham aqui têm o propósito de cuidar dos nossos estudantes, fazer com que eles se tornem pessoas mais éticas, competentes, relevantes, autônomas e globais.

É possível trabalhar o alto desempenho de forma humanizada?

Com certeza. Nesse cenário de pandemia, os órgãos internacionais sugerem que vamos demorar de 6 a 10 anos para superar esses 2 anos de ensino remoto forçado, mesmo assim, eu afirmo que é super possível. O Planck é um colégio de alto desempenho, mas, sempre focado naquilo que é possível o estudante, de fato, aprender e reter. Proporcionamos a ele a oportunidade de atingir sua melhor versão.

E o que está por vir?

Temos um projeto que ainda não podemos falar muito, de ampliar nossa atuação para o Ensino Fundamental 1. Em breve, vamos anunciar quando isso irá acontecer. O Colégio Planck quer sempre atender às famílias da melhor forma possível.

ASSISTA A ENTREVISTA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Colégio Planck

www.colegioplanck.com.br

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963, Jardim Aquarius.

Instagram: @colegioplanck

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui