Começou na terça-feira (18) o programa Patrulhamento Rural, da Prefeitura de São José dos Campos, para ampliar a segurança nos bairros mais afastados do centro urbano.
O patrulhamento será feito pela GCM (Guarda Civil Municipal) e também pela Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada. As 3 viaturas foram cedidas pelo programa Agro SP+Seguro, do Governo do Estado.
São caminhonetes 4 x 4 a diesel turbo, cabine dupla, com giroflex, tecnologias GPS e rádio comunicador, com capacidade para circular em pontos de difícil acesso e em condições climáticas adversas.
Mais segurança
Uma das viaturas vai ficar em São Francisco Xavier, para agilizar o trabalho de prevenção ao crime no distrito, que fica a 60 quilômetros do centro de São José.
As outras duas caminhonetes serão usadas no patrulhamento de bairros mais distantes, coibindo crimes como roubos a residências, invasões e furtos de equipamentos agrícolas nas áreas rurais.
Com a Patrulha Rural, a expectativa da Prefeitura é aumentar os índices de segurança da cidade, reduzindo a criminalidade. Os casos de furtos de veículos, por exemplo, caíram 68% nos últimos cinco anos. Também houve redução dos roubos de veículos (65%), roubos em geral (62%), furtos (24%) e homicídios (40%).
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC