Programa de educação para o trânsito chega às escolas de São José

0
18
Foto: Adenir Britto/PMSJC
 
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana o programa Educa, que trata da educação para o trânsito, nas escolas da rede municipal de ensino. A ação é inédita no país e foi idealizada pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), que escolheu São José dos Campos como uma das cidades para implantar o projeto piloto.
 
Inicialmente, 10 escolas terão a disciplina de educação para o trânsito para cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano. Uma delas é a EMEF Therezinha do Menino Jesus, no Dom Pedro I, região sul da cidade, e que recebeu nesta quinta-feira (2), uma atividade do programa.
 
 
A professora Maiara Carvalho, de 28 anos, está há três anos na rede municipal de ensino e vê o projeto como fundamental para tornar o trânsito mais seguro. “Os alunos são os nossos semeadores, através deles é que vamos conseguir fazer a diferença, os melhores fiscais que nós temos são eles, irão cobrar os pais, os responsáveis, e dar orientações daquilo que pode e não pode”, afirma.
 
O Educa possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
 
Todos os livros foram produzidos pelo ONSV em parceria com o Sesi e doados à Prefeitura. De acordo com o ONSV, o programa traz uma abordagem crítica de temas como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com o foco na mobilidade urbana.
 
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência.
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here