Programa Escola Ativa atingiu a marca de 4.400 crianças e adolescentes atendidos em São José

0
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

O programa Escola Ativa acontece na rede de ensino municipal de São José dos Campos desde 2017 e, a partir deste ano passou a ser gerenciado pelo IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba).

O programa oferece 6.030 vagas em nove modalidades esportivas disponíveis em 50 escolas do município no contraturno escolar para estudantes com idade entre 6 e 14 anos.

Para participar das atividades, os alunos se inscrevem gratuitamente na escola na modalidade disponível, que pode ser: basquetebol, voleibol, handebol, futsal, taekwondo, judô, tênis de mesa, badminton, xadrez e dama.  Os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. “A experiência com o programa Escola Ativa está sendo fantástica. Levamos conhecimento esportivo para nossas crianças, e, em contrapartida, nós, professores aprendemos muito com eles. Com certeza essa criança ou adolescente se tornará um adulto mais ativo, com mais qualidade de vida e os resultados já aparecem dentro da sala de aula, com a melhora da coordenação motora, foco e respeito. O esporte só vem a somar, junto com a educação”, contou a professora Elenilda Pereira.

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Todo o material necessário para a prática esportiva e uniforme são oferecidos pelo Instituto, bem como a seleção, contratação e capacitação dos professores.  “O projeto me permite ensinar além da parte esportiva, proporcionando a reflexão nos alunos e os conscientizando sobre a importância do papel deles na sociedade, trabalho em equipe e respeito ao próximo.  Anseio trabalhar no projeto por muitos anos e fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes que eu estiver treinando”, relatou o professor Rodrigo Mello.

Em outubro de 2021 foi sancionada pelo Prefeito de São José dos Campos a Lei 10.381, de autoria do vereador Renato Santiago, que autoriza a implementação continuada do programa Escola Ativa como ferramenta de educação.   “Criei o programa quando atuava no Departamento de Esporte Educacional da Secretaria de Educação. O projeto prosperou e se tornou realidade em todas as escolas de São José, com mais de 5.600 alunos. Agora como vereador, tive a oportunidade de transformar o programa em uma lei que garante a continuidade dessa importante iniciativa que visa transformar o ambiente escolar em um ambiente mais saudável”, comentou o vereador Renato Santiago.

O presidente do IEVP, Bruno Vasconcelos reafirma o compromisso em promover a educação integral aos alunos integrantes do programa. “Todo nosso trabalho é referenciado pelos 4 pilares da educação definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nosso diferencial é conseguir trabalhar esses aspectos dentro da quadra, de uma maneira leve e agradável. Também buscamos promover a integração com as famílias por meio de eventos. No Dia das Mães tivemos nossa primeira atividade com a participação das famílias e o resultado foi surpreendente”.

O programa de iniciação esportiva também tem o objetivo de identificar novos talentos. “Estabelecemos uma parceria com o projeto Atleta Cidadão que envolve visitas dos coordenadores durantes as aulas e participação das turmas do Escola Ativa nos Jogos Escolares Municipais. Esse também é um importante incentivo aos alunos”, comentou o coordenador do programa Escola Ativa, prof. Vinícius Braga.

Quer participar? Ainda há vagas para atividades esportivas gratuitas do programa Escola Ativa. Informe-se em sua escola.

Sobre o IEVP: O Instituto Esportivo do Vale do Paraíba é uma organização social sem fins econômicos, que tem o objetivo de promover o esporte e educação no Vale do Paraíba.

Instagram: @ievp_institutoesportivo

Site: ievp.org.br

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here