Por Arq. Marcelo Guedes
Todo projeto precisa ser executado conforme suas especificações técnicas para sair exatamente como foi idealizado.
A execução de um projeto deve seguir algumas fases necessárias para se ter um bom resultado e saber escolher as ferramentas corretas e ideais nos dão essa garantia.
No final da obra existe o “pós obra” que é a limpeza minuciosa do que foi feito e, devemos saber escolher a ferramenta adequada pra melhor solução.
Tem que se pensar na segurança necessária de cada situação, pois, exige cuidado em cada detalhe.
Itens como rejuntes em espessuras iguais, resto de tintas, segurança na proteção de elétrica, detalhes de hidráulica, limpezas de pisos e revestimentos com cautela, escolha de produtos que podem danificar e riscar como abrasivos, cada um possui a sua particularidade e, para cada caso é necessária uma ferramenta ou material específico.
Lembrando a importância do uso de luvas e máscaras para produtos fortes, prevenindo acidentes na hora da “limpeza pesada”.
Em cada canto da obra, em cada espaço executado devem-se levar em conta todos os detalhes para deixar o ambiente perfeito! É necessário prever a ainda uma manutenção periódica.
Só assim teremos excelentes resultados e a garantia que ficará exatamente da maneira que queremos e esperamos.
Um abraço e sucesso a todos…
Contato: marceloguede@gmail.com
Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.
Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.
Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.
Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.