Início Outras Reportagens Projeto ‘Selvagens’ fala sobre autonomia, direitos e violência contra a mulher

Projeto ‘Selvagens’ fala sobre autonomia, direitos e violência contra a mulher

0
Marcela de Andrade, do Centro Dandara de Promotoras Legais Populares. Crédito: Julio Rhazec/ Divulgação

Centro Dandara defende autonomia, solidariedade e vigilância para proteção e garantia de direitos das mulheres

O projeto cultural Selvagens, que propõe a abordagem de diversos aspectos da saúde mental e a percepção de loucura na sociedade contemporânea, apresenta nesta sexta-feira, 14, mais dois episódios da série de podcasts Vozes. O tema será “Pelo fim da violência contra a mulher” e contará com a participação de Marcela de Andrade, ativista feminista e diretora executiva do Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, de São José dos Campos.

O conteúdo vai ao ar pela plataforma soundcloud.com/selvagensvozes em dois horários: ao meio-dia e às 17h. No episódio 6, “A violência como Epidemia”, Marcela de Andrade fala sobre a criação do Centro Dandara, que tem importante papel na rede de proteção à mulher em situação de violência na cidade. Proteção que começa com um trabalho de informação e conscientização sobre direitos para maior autonomia e participação comunitária da mulher, a fim de garantir que a rede de serviços contra a violência seja acessível e chegue a quem precisa.

Um dos serviços mais conhecidos do Centro Dandara é o Curso de Promotoras Legais Populares. “É uma ação afirmativa para mulheres, para democratizar o direito. Ele vem para dar autonomia para essa mulher e ela mesma ser a multiplicadora desse direito”, explica Marcela. A ativista de origem indígena também defende o preenchimento do documento de notificação compulsória para casos de violência em todos os estabelecimentos públicos que prestem atendimento à mulher nesses casos. “É a partir dessa ficha que a gente tem números e dados para políticas públicas”.

O episódio 7, às 17h, vai abordar a questão do acesso às ferramentas de denúncias, especialmente durante a pandemia; o preconceito que cerca o tema; e de como a mobilização e a solidariedade são importantes para se romper o chamado ciclo da violência, e também garantir que não ocorram retrocessos em relação às políticas de proteção e direitos das mulheres.

Sobre o projeto

Os podcasts Vozes são parte do resultado de 20h de entrevistas gravadas entre novembro de 2019 e março deste ano pelo projeto Selvagens, com profissionais, pacientes e dirigentes ligados à saúde mental, além de lideranças das comunidades negra, LGBT e do movimento de mulheres, grupos historicamente mais vulneráveis a situações de violência e sofrimento psíquico.

“Por conta do volume e relevância do material que conseguimos, e também para aproveitar ao máximo essas entrevistas, decidimos direcionar parte desse conteúdo para podcasts, o que é uma novidade no projeto, já que, inicialmente, seria apenas o webdoc”, explica o diretor de Vozes, Julio Rhazec, que trabalha na concepção deste outro produto, previsto para o mês de outubro.

O projeto ainda contará com peça teatral, em processo de criação, com direção de Fabiana Monsalú, abordando o teatro performativo adaptado para as redes digitais. Para o ator e produtor Ricardo Salém, “a variedade de formatos tem o objetivo de atingir e se relacionar com diferentes tipos de público”.

 

Selvagens – Vozes

14/08 – “Pelo fim da violência contra a mulher”, em dois horários: 12h e 17h;

Canal: www.soundcloud.com/selvagensvozes

Conteúdo não adequado para menores de 12 anos.

 

Centro Dandara de Promotoras Legais Populares

Rua Romeu Carnevalli, 140, Jardim Bela Vista. Fone: (12) 3204-4508.

 

Plataformas digitais

 

https://projetoselvagens.wixsite.com/2020

https://www.instagram.com/selvagensprojeto/

https://www.facebook.com/ProjetoSelvagens/?modal=admin_todo_tour

 

 

Esse projeto é beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos

 

 

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile