Registros na Delegacia da Mulher crescem 66,8% após início do plantão 24h

0
Foto: Divulgação

O número de boletins de ocorrência DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) em São José dos Campos aumentou 66,8% desde que a unidade passou a operar em regime de plantão 24 horas. A mudança entrou em vigor no dia 7 de março e já apresenta reflexos importantes na busca por apoio presencial por parte das vítimas.

Dados dos primeiros três meses do ano indicam o crescimento progressivo. Em janeiro, foram 164 registros presenciais. Em fevereiro, esse número subiu para 174. Já em março, com o novo horário em vigor, foram registrados 255 boletins de ocorrência — o que representa um aumento de 66,8% em comparação ao início do ano. O aumento evidencia que mais mulheres estão se sentindo seguras para procurar diretamente a DDM, ao invés de utilizar os canais virtuais ou outras delegacias.

Na unidade, o atendimento é realizado exclusivamente por policiais capacitados para lidar com situações sensíveis, como agressões, ameaças, crimes sexuais e outros tipos de violência contra mulheres e menores de 18 anos. A abordagem humanizada busca acolher e orientar as vítimas com o máximo de respeito e sigilo.

Outro diferencial do atendimento é a utilização de sistema audiovisual na coleta dos depoimentos. Essa tecnologia possibilita uma documentação mais precisa e contribui para reduzir a revitimização — quando a vítima é obrigada a repetir os fatos várias vezes, revivendo o trauma.

Mesmo com a ampliação do atendimento presencial, a Delegacia Virtual da Mulher continua disponível para registro de boletins e solicitação de medidas protetivas de forma online.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui