Algumas regiões do Urbanova estão, há meses, enfrentando problemas no fornecimento de água, com momentos de interrupção total e baixa pressão.
“Estamos enfrentando problemas com o abastecimento de água há várias semanas. A pressão da água, na alameda Maysa Matarazzo, vem diminuindo gradativamente e, na última semana, houve interrupções frequentes no fornecimento. No dia 19 de dezembro de 2023, algumas casas chegaram a ficar sem água nas caixas d’água, causando transtornos e prejuízos. Isso vem se repetindo desde então.
Entramos em contato com a Sabesp, mas, não obtivemos uma solução satisfatória. Moradores também abriram chamados na ouvidoria da prefeitura. Hoje, 26 de dezembro de 2023, pela manhã, voltamos a ficar sem água e, à tarde, a água retornou com pressão baixíssima”, relatou o morador do residencial Jaguary, Claudemir Tabosa.
A moradora do Reserva do Paratehy, Kelly Maria, relatou que o problema vem acontecendo desde o mês de outubro.
“Desde outubro deste ano está ocorrendo inúmeros casos de falta de água pela SABESP. A falta de água vem seguida de retorno precário da água, porém, observa se que o abastecimento é falho e o relógio recebe passagem muito mais de ar do que água. Já solicitamos dois chamados. O primeiro foi encaminhado um técnico no dia 12 de dezembro, porém, como na ocasião a caixa estava cheia e o registro estava totalmente parado, foi comprovado não havia qualquer vazamento em minha casa. No dia 18 retornamos na Sabesp e já se foram 55 m cúbicos pela leitura da atendente, sendo que, até o início dessas ocorrências o consumo mensal não passa de 30m cúbicos. Foi aberto novo chamado e estamos aguardando nova visita técnica.
Até outubro a média pecuniária das contas eram de aproximadamente R$290,00 e, desde novembro passou a ser 900,00. Um verdadeiro absurdo”, explicou Kelly.
A Sabesp informou à nossa reportagem que está realizando manutenção emergencial no sistema de bombeamento que atende ao Urbanova, nesta terça-feira (26), que pode causar intermitência no abastecimento em alguns endereços do bairro.
“Equipes atuam no local para concluir o serviço e restabelecer o abastecimento na maior brevidade possível. A Companhia lamenta os transtornos e destaca a importância do uso consciente da água por toda a população, especialmente nesta época de temperaturas elevadas. É recomendável que os clientes priorizem o uso da água das caixas d’água para higiene e alimentação. Os imóveis residenciais que possuem caixa d’água com reservação, para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78 devem sentir menos os efeitos no abastecimento. Os casos de emergência podem ser comunicados pelo telefone 0800 055 0195”, informou a Sabesp.