O Aeroporto de São José dos Campos ampliará sua conectividade internacional com a implantação de uma nova rota regular de cargas, que ligará diretamente a cidade a Bruxelas, na Bélgica. A operação, anunciada nesta semana, terá início no dia 2 de outubro e será realizada pela LATAM Cargo.
A princípio, os voos terão frequência semanal, passando a dois voos semanais durante a temporada de inverno europeu. A expectativa é de movimentação de cerca de 50 toneladas por semana, incluindo produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral.
Até então, cargas destinadas ao Vale do Paraíba e regiões vizinhas chegavam pelos aeroportos de Guarulhos ou Viracopos e seguiam por transporte rodoviário até São José. Com a nova rota, o processo logístico será encurtado, trazendo redução de custos, maior agilidade e confiabilidade para as empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte.
De acordo com a LATAM Cargo, embora a maior parte do volume tenha São José como destino final, o voo também permitirá a redistribuição para cidades vizinhas, fortalecendo o papel regional do aeroporto.
“O objetivo é oferecer soluções logísticas eficientes para indústrias e empresas em geral de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados”, destacou Eduardo Valle, presidente do Conselho de Administração da concessionária SJK Airport.
O anúncio marca mais um passo na retomada das operações internacionais do terminal. Em maio de 2023, o Aeroporto de São José voltou a operar voos de carga internacionais com a rota para Miami, nos Estados Unidos. Em um ano, a conexão já alcançou três frequências semanais, transportando mais de 150 toneladas por semana.
Com pista de grande extensão, terminal de cargas modernizado e localização estratégica, o SJK tem atraído setores como o aeronáutico, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia, consolidando São José dos Campos como um hub logístico internacional.