Por José Eduardo Santos
Quem mora em condomínio vertical ou horizontal está familiarizado com problemas como interrupção de energia elétrica, falta de água, elevador que parou de funcionar, o portão que quebrou ou a festa do vizinho que passou do horário. Para todas essas situações, ter um plano de contingência poderá auxiliar muito os prestadores de serviços alocados no seu condomínio.
Para nos ajudar a entender melhor como um Plano de Contingência é essencial, Paolo Rigotti – Coordenador Operacional do Grupo Coneleste – explica que tal plano é vital para o bom funcionamento operacional de uma equipe de segurança que geralmente atua 24 horas dentro do condomínio.
Para ter eficácia na segurança, nesses casos é necessário que se tenha um equilíbrio entre os profissionais de segurança, as tecnologias auxiliares de segurança e os processos adotados. Muitas vezes, os síndicos até fazem investimentos corretos em tecnologia, como em alarmes de incêndio, câmeras, sensores, portões automatizados etc., mas toda tecnologia pode falhar em algum momento. Nesses casos, como devem se comportar os profissionais de segurança?
Tais profissionais devem estar devidamente treinados de acordo com o plano de contingência, ou seja, devem seguir os procedimentos de como agir em cada situação de falha de equipamentos, como por exemplos nos casos de moradores presos dentro do elevador, portão que para de funcionar, queda de energia, falta de água, alagamento por chuvas fortes ou pelo rompimento de encanamentos, invasões, assaltos, ameaças, furtos ou roubos, colisão entre veículos etc.
Sabemos que os profissionais terceirizados, orgânicos e os equipamentos do local estão sujeitos a falhas, principalmente em situações surpresas. Dessa forma, um plano de contingência deve ser dinâmico e deve permitir a inclusão de alternativas perante novas incidências.
Espero que essas dicas auxiliem a manter o plano de contingência do seu condomínio em dia.
Forte abraço a todos!
José Eduardo Santos – Diretor do Grupo Coneleste Vigilância – MBA – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas-FGV – 20 anos de experiência no segmento de Vigilância, Portaria e Facilities. Especialista em Implantações de Postos de trabalhos em condomínios de médio e grande porte nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro e cidade de Salvador-BA.somando mais de 440 implantações em condomínios residenciais e comerciais.Capacitação e Reciclagem de Profissionais em condomínios. Palestrante sobre segurança em condomínios. Criação e Revisão nos Procedimentos de Segurança. Auditor na documentação de Terceiros e Auditor da Qualidade ISO-9000.