Início Nosso Bairro Supressão de árvore no Urbanova: compensação ambiental prevê novo plantio em até...

Supressão de árvore no Urbanova: compensação ambiental prevê novo plantio em até dois meses

0

Após a supressão da grande ficcus benjamina localizada em frente à Praça Fukuoka, no Urbanova, a Prefeitura de São José dos Campos informou que, conforme exigência de compensação ambiental, será feito o plantio de uma nova árvore em até 60 dias, em um local próximo ao da espécie removida. O município, no entanto, não especificou qual espécie será utilizada.

A retirada ocorreu na segunda-feira (18) e gerou questionamentos entre moradores e comerciantes da região.  Segundo o diretor do loteamento Morada da Serra, o pedido de remoção foi feito após a constatação de danos estruturais no muro do condomínio, atribuídos ao crescimento das raízes da árvore.

“Nosso muro, atrás da banca, começou a ceder e já temos vários centímetros de deslocamento. Tivemos que fazer reforços internos e a causa é a expansão das raízes dessa árvore. Foi feito um relatório por nossa associação e a Prefeitura reconheceu que realmente havia risco para a estrutura”, explicou.

No entanto, a decisão encontrou resistência do vereador Renato Santiago que informou que desde o ano passado, já defendia a preservação da árvore, por entender que o laudo da Secretaria de Urbanismo não atestava comprometimento da saúde da espécie.

O proprietário da banca, localizada em frente à praça, também lamentou a remoção. Ele pede que a área seja revitalizada e relatou que todas as mesas foram quebradas.

Em resposta, a Secretaria de Manutenção da Cidade informou que no local já havia equipamentos danificados e que, após o término da remoção da raiz da árvore, será feita a recomposição da calçada e a requalificação do espaço público para uso da população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile