A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Colégio Tableau, iniciou nesta segunda-feira (18) uma estratégia para ampliar a imunização contra o HPV entre adolescentes de 15 a 19 anos. A unidade escolar, localizada na Rua Claudino Pinto (Centro), passa a funcionar como posto volante de vacinação no período noturno.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Além do imunizante contra o HPV, estarão disponíveis vacinas contra gripe, sarampo, caxumba, rubéola, dengue e febre amarela.
Público ampliado
A decisão de estender a faixa etária para vacinação contra o HPV segue recomendação do Ministério da Saúde. O órgão identificou São José dos Campos entre os 30 municípios paulistas com maior número de jovens não imunizados nessa faixa etária — mais de 28 mil.
O objetivo é proteger adolescentes que perderam a oportunidade de se vacinar entre os 9 e 14 anos, como era preconizado anteriormente. O HPV está associado a complicações graves, incluindo o câncer de colo do útero. A vacina é aplicada em dose única, considerada segura e eficaz, com proteção contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18).
Onde se vacinar
Além do Colégio Tableau, todas as 40 UBSs Resolve e as 5 Unidades Avançadas oferecem a imunização durante o dia, com atendimento encerrado uma hora antes do fechamento da unidade.
Os moradores podem se vacinar em qualquer unidade do município, independentemente da referência de endereço. Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibiliza o serviço digital Vacina Rápida, que indica as 20 unidades com menor tempo de espera em tempo real, permitindo escolher a mais conveniente.