Por Arq. Marcelo Guedes
Costumo dizer que uma janela hoje em dia determina muito mais que uma função estética, representa funcionalidade, conforto e segurança na hora de escolher o modelo que mais se adequa a necessidade de cada um.
Existem no mercado vários modelos de janelas com diversas funcionalidades, portanto, saber escolher pode custar muito na hora de avaliar a qualidade de vida no dia a dia.
É necessário saber identificar a necessidade de proteção de cada modelo, além da vedação para intempéries como; fortes chuvas, ventos intensos e principalmente o barulho externo na escolha da janela ideal.
De acordo com as aberturas, as janelas devem cumprir o papel de combinar com o estilo de arquitetura ou pela necessidade e podem ser divididas entre grandes ou compactas:
Além das variadas estruturas você pode encontrar as janelas nos seguintes materiais:
Alumínio
O mercado possui janelas de alumínio resistentes, duráveis, leves e não exigem muita manutenção
PVC
As janelas de PVC são ideais para quem deseja uma vedação de qualidade, tanto para fortes ventos quanto para barulhos externos. De manutenção simples e fácil instalação é bem utilizada pela sua variedade de modelos e tamanhos.
Aço
Janelas extremamente resistentes, o aço contribui para obter aberturas bem maiores do que as tradicionais, apenas atenção especial com manutenção.
Madeira
A madeira torna os projetos muito mais aconchegantes nas janelas, porém, apresenta um custo mais elevado na manutenção.
Ferro
As janelas de ferro são muito resistentes e necessitam de manutenção, devido
à oxidação, tornando necessário um cuidado especial.
Vidro
O vidro além de resistente, contribui pela iluminação e ventilação. A espessura dos vidros pode ser de 6, 8 e 10 milímetros. Para as janelas, o ideal são vidros de 6 mm.“Se for dentro de esquadrias de alumínio ou de PVC, se usa vidro temperado ou vidro comum”.