No Vicentina, feirinha de artes movimenta a economia criativa

0
Foto: Danilo Ferrara

Além das atividades culturais e de qualidade de vida, aos domingos das 9h às 13h o Parque Vicentina Aranha realiza a Feirinha de Artes Vicentina, que reune uma grande variedade de produções originais, desenvolvidas artesanalmente por 41 expositores. São esculturas, bordados, patchwork, pinturas, fotografias, brinquedos artesanais, roupas, cosméticos naturais e diversas outras opções de presentes para todas as ocasiões e datas especiais.

Nascida em São José dos Campos, Nori Helena Boria morou fora da cidade por 30 anos. Há 13 voltou a viver na cidade e há oito anos participa da Feirinha de Artes Vicentina, com confecções de patchwork e costura criativa.

“Quando soube da feira do Parque, fiquei entusiasmada em poder participar, pois estava começando a colocar em prática a costura que havia começado a aprender na adolescência. Expor e vender meus produtos no Vicentina é um privilégio, pois, além de ser um lugar agradável e lindo, tem um público antenado e interessado em produtos artesanais diferenciados, com o qual me identifico. Sinto que meus produtos são muito valorizados e tenho no Parque a melhor vitrine que poderia desejar”, conta Nori.

Após uma pausa para dedicar-se à maternidade, a expositora Aline Brasil voltou a integrar a Feirinha de Artes Vicentina desde o início do novo formato, há um mês.

“Participar da feirinha do Parque Vicentina Aranha tem sido uma experiência fantástica. O ambiente é muito agradável e atrai um público interessado em produtos diferenciados, feitos de forma artesanal. Essa combinação tem sido perfeita para a exposição da minha marca. O que mais me marcou desde que comecei a participar é o olhar alegre das crianças ao verem produtos pensados especialmente para elas”, conta Aline, que comercializa brinquedos artesanais e acessórios para brincar.

Capacitação

Para promover a formalização e a capacitação dos participantes da Feirinha de Artes Vicentina, a AFAC – Organização Social de Cultura, gestora do Parque Vicentina Aranha, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolverão uma série de ações gratuitas.

“A capacitação será voltada para ajudar os expositores da Feirinha de Artes Vicentina na gestão dos seus negócios e, consequentemente, para que tenham aumento nas vendas. Para isso, serão realizadas ações coletivas e individuais”, explica Fabiana Supino, analista de negócios do Sebrae.

A capacitação terá início na próxima segunda-feira (9), com o Planejamento Participativo, conduzido pelo Sebrae. No encontro, além da explicação sobre o cronograma de ações, também haverá um momento para integração e reflexão dos expositores sobre os seus negócios, sua participação na feira, análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

“A previsão é que as ações aconteçam até o mês de outubro, havendo um acompanhamento próximo dos expositores e suas evoluções. Entre os temas que serão abordados estão a experiência do cliente, a exposição dos produtos, entre outros que auxiliarão os participantes a melhorarem as suas vendas”, ressalta Fabiana.

Além do Sebrae, outra instituição parceira que promoverá ações com os participantes da Feirinha de Artes Vicentina é o Senac São José dos Campos. Nos dias 11 e 12, eles realizarão uma capacitação sobre vendas e nos dias 18 e 25, sobre vitrines e exposição de produtos.

Feirinha de Artes Vicentina

Todo domingo

Horário: das 9 às 13 horas

Local: ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha

Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana, São José dos Campos/SP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here