Prefeitura intensifica orientação e fiscalização para o cumprimento do novo decreto

0
Foto: Adenir Britto/PMJSC

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (1º) e quarta (2) conscientização dos comerciantes e lojistas sobre as regras restritivas que estarão em vigor de amanhã (3) a domingo (6).  As equipes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) estiveram nos estabelecimentos orientando sobre o que será permitido e o que estará proibido nesse período.

Segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão, desta quinta até o domingo, a fiscalização será realizada através de uma força-tarefa integrada pelos agentes do DFPM, guardas civis municipais, policiais militares, agentes de Mobilidade Urbana e agentes da Vigilância Sanitária municipal.

O novo decreto

O que pode funcionar cumprindo todos os protocolos

• Estabelecimentos comerciais, como mercados, pet shops e lojas com área (de loja) igual ou inferior 250m²

• Bares, restaurantes, padarias e similares: Até as 13h para atendimento presencial (após esse horário, apenas no sistema drive-thru e delivery)

• Academias, salões de beleza e barbearias, desde que seguindo todos os protocolos de higiene

• Lojas em shoppings centers: só poderão funcionar aquelas com metragem igual ou inferior a 250m², das 8h às 13h (as áreas de alimentação seguirão o mesmo período de funcionamento)

• Cultos religiosos estão liberados somente na quinta-feira (3): de sexta (4) a domingo (6), celebrações com a presença no público não serão permitidas (orações individuais estão autorizadas)

Ficam totalmente proibidas

• Atividades de lazer, como teatros, cinemas e futebol society

Penalidade

O descumprimento das restrições e medidas estabelecidas no decreto 18.674 serão passíveis de interdição temporária do estabelecimento por 15 dias, além de multa.

Apoio popular

A população pode denunciar festas clandestinas, aglomerações em vias públicas e descumprimentos das regras do Plano São Paulo através dos canais oficiais: 153 (GCM) e 190 (PM).

Saúde

No último domingo (30), o Hospital Municipal atingiu 201 pessoas internadas com covid, número mais alto desde o início da pandemia. Em janeiro, durante a segunda onda, o maior registro foi de 138 pacientes.

A Prefeitura de São José dos Campos comprou 10 respiradores e informou que vai adquirir mais 10. Além disso, 20 novos leitos de UTI no Hospital Municipal estão sendo criados na ala destinada aos pacientes de covid.

“Com a nova expansão, que já começou a ser realizada e faz parte do plano de contingência, a unidade passa a ter 198 ventiladores pulmonares e 206 leitos – 96 de unidade de terapia intensiva e 110 de enfermaria”, informou a Prefeitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here