Renato Teixeira se apresentará em São José no dia 25 de março

0
Foto: Luiz Tripolli

O Sesc São José dos Campos traz o show Um poeta e um violão, com o cantor e compositor Renato Teixeira. A apresentação acontece sábado, dia 25, às 20h e os ingressos começam a ser vendidos dia 14 (terça), às 12h online pelo Portal Sesc ou pelo App Credencial Sesc SP; e presencialmente dia 15 (quarta), a partir das 17h, nas bilheterias das unidades Sesc SP. 

No repertório, os sucessos como Romaria – canção imortalizada na voz de Elis Regina, Tocando em Frente, que fez em parceria com Almir Sater; Amora, Amanheceu, Peguei a Viola, entre outras, se misturam com os causos que o artista conta durante a apresentação carregada de revelações poéticas, características do autor, que propagam a essência filosófica de sua obra. 

Renato Teixeira nasceu em Santos, passou a sua infância em Ubatuba e adolescência no interior do Estado de São Paulo. Das atividades familiares, a que mais o interessava era a música. Todos tocavam e alguns eram, verdadeiramente, músicos e a música não deixou espaços e foi para São Paulo no final dos anos 1960, por indicação de Luiz Consorte, que colocou uma fita com suas músicas nas mãos de seu tio, Renato Consorte, que por sua vez a enviou para os ouvidos do Walter Silva, um grande promotor de novos artistas e muito conhecido nos meios de comunicação. As portas se abriram e logo estava no Festival da Record de 67, com a canção Dadá Maria, defendida pela Gal Costa, também em começo de carreira, e pelo Silvio César. No disco do festival, cantou com Gal, sua primeira gravação.

Atuou na área publicitária fazendo jingles que fizeram muito sucesso. Nesse tempo, já havia se identificado totalmente com a música caipira. Com os lucros publicitários, e em parceria com Sérgio Mineiro, criou o Grupo Água, em que conseguiu assimilar o espírito da cultura caipira e projetá-la de uma forma contemporânea para o Brasil. Tocaram muitos anos juntos até que, um dia, Elis Regina gravou Romaria e convidou o grupo para acompanhá-la na gravação. Foi um grande sucesso que mudou sua carreira e criou um grande espaço para música do interior paulista. Com Almir Sater, compôs sucessos como Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente. Outra parceria importante foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho, em um encontro em Aparecida do Norte, que aconteceu no início dos anos oitenta e, juntos gravaram o disco Ao Vivo em Tatuí, que se transformou em um marco no gênero. Neste momento, o projeto do artista é dar continuidade ao sonho de divulgar o espírito do caipirismo vale-paraibano, não pela repetição das velhas formas, mas pelo potencial que esse universo oferece para que a música brasileira avance em direção ao futuro, coerente com a evolução, naturalmente moderna. 

O show acontece no Ginásio, com assentos. Os ingressos custam entre R$12,00 e R$40,00. Gratuito para crianças de 0 a 3 anos, sendo necessário retirar o ingresso no momento da compra. Classificação indicativa 16 anos.  

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui